Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um olhar sobre aqueles que são "Invisíveis"

Livro do pastor e ativista negro norte americano Terence Lester é um convite para ter compaixão por quem vivencia a pobreza extrema

Ligia Braslauskas Literatura|Do R7 e Ligia Braslauskas

Livro fala sobre a sociedade em situação de rua
Livro fala sobre a sociedade em situação de rua Livro fala sobre a sociedade em situação de rua

Quase 222 mil brasileiros vivem nas ruas. Uma população que cresceu mais de 140% desde 2012 segundo recente pesquisa do Ipea e, com a crise acentuada da Covid-19, tende a se agravar no contexto pós-pandêmico. A dura realidade é que esses homens, mulheres e crianças passam despercebidos, seja pela correria diária ou a insensibilidade fundamentada na falta de informação ou na concepção de estereótipos que despersonalizam essa parcela da população.

É com o intuito de gerar reflexão sobre o assunto, humanizar e tornar visíveis os moradores em situação de rua que Terence Lester, ativista negro, fundador e diretor executivo da Love Beyond Walls - organização dedicada ao cuidado de moradores em situação de rua e marginalizados em geral -, escreveu o livro “Invisíveis: Como o amor nos abre os olhos para pessoas marginalizadas”.

Terence denuncia gravíssimos problemas sociais, apresenta maneiras efetivas e comprovadas de tratar da pobreza na prática. Longe de desafiar o leitor a fazer caridade, o escritor o convida a ressignificar a própria existência, assumindo o serviço como um estilo de vida. 

“É necessário ouvir as histórias daqueles que vivenciam essas realidades: as crianças nascidas nas ruas, pessoas que perdem tudo por causa do falecimento de um ente querido ou em razão de problemas de saúde inesperados, jovens nas ruas em decorrência da instabilidade de suas famílias ou porque se identificam com a comunidade LGBTQ+, mulheres que tentam escapar de violência doméstica e pessoas que perderam um emprego com bom salário.” (Invisíveis, p. 19)

Publicidade

Ao longo de dez capítulos, o autor cria um pano de fundo humanizado e factual, para que o leitor entenda a complexidade de temas como a pobreza e a situação de rua. A cada novo insight desta ampla investigação, Lester contribui de modo inovador para a desconstrução de crenças equivocadas em torno do assunto para que a pobreza seja enxergada com novos olhos.

“Invisíveis”

Publicidade

208 páginas

R$ 54,90

Editora Mundo Cristão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.