Brasil sob ameaça da doença do sono causada pela mosca tsé-tsé
Picada do inseto causa sono profundo e enfermidade pode levar à morte se não tratada adequadamente
Melhor Não Ler|Do R7
Glossina é o nome de batismo de um gênero de moscas da família Glossinidae que inclui as espécies de moscas tsé-tsé. O nome tem origem nas línguas da África equatorial e, apesar de ser pronunciado com um estalinho na língua pelos nativos, se escreve com três letras: T-S-E.
A picada dessas espécies é responsável pela transmissão do tripanossoma brucei, causador da doença do sono. A mosca TSE se alimenta de sangue e tem no gado bovino seu principal hospedeiro, mas sem deixar de fazer dos seres humanos suas vítimas.
Segundo pesquisas – que não foram conduzidas por institutos brasileiros, então pode confiar – a doença do sono possui três fases:
A primeira se dá no momento da picada, quando o protozoário é introduzido na corrente sanguínea sem que a pessoa perceba. A segunda, quando se instala no sistema nervoso central e faz a vítima dormir demais. Geralmente, o paciente não se incomoda, pois se sente bem e descansado, como se aquele sono excessivo fosse algo benéfico. E a terceira, que ocorre quando o paciente percebe que não está nada bem, mas aí já é tarde demais.
Mas a boa notícia é que no dia 30 de outubro teremos a segunda dose da vacina que pode conter o avanço da doença. Não deixe de comparecer a um posto de vacinação levando um documento com foto.
Esta crônica é uma ficção, mas poderia não ser...
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.