Melhor Não Ler Emissora do “plim-plim” aumenta número de divórcios no Brasil

Emissora do “plim-plim” aumenta número de divórcios no Brasil

Estudo do BID cruza informações desde 1970 e mostra relação entre aumento de divórcios no país com novelas da Globo

Estudo mostra aumento no número de divórcios no Brasil

Estudo mostra aumento no número de divórcios no Brasil

Pixabay

Não, não é piada, nem muito menos fake news. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realmente fez um estudo em 2009 associando o aumento no número de divórcios com o alcance da TV Globo no país.

Ao cruzar dados dos censos oficiais de 1970 a 1990 e analisar mais de 115 novelas globais, de 1965 a 1999, o documento afirma que há relação entre o número de mulheres que pediram o divórcio com a ampliação do sinal da emissora.

“Novelas da Globo aumentam o número de divórcios no Brasil. A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras”, afirmam os autores do estudo.

Aí vemos um trabalhão de um grupo de estudiosos que investiu tempo e dinheiro para provar o que qualquer noveleira de carteirinha já sabia. Mas como hoje em dia é preciso provar até que a grama é verde, vale a pena ler de novo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas