Para começar a série mais desafiadora de todos os tempos – e que promete deixar qualquer teste de lógica no chinelo – trazemos dois enigmas para que qualquer brasileiro que se sinta capaz tente explicar para cidadãos de outros países coisas que acontecem aqui no Brasil.
O desafio número 1 é decifrar o enigma que envolve algumas redações de veículos de imprensa que se autointitulam “checadores de fatos”, popularmente chamados de “donos da verdade” ou, se preferir, “fabricantes de veracidades sob medida”.
Anote aí e já vá fervendo os miolos: como pode ser que até domingo diversos meios de comunicação demonizavam as emendas parlamentares, que foram batizadas de “orçamento secreto” – e tratadas como se fossem um ralo de dinheiro público que ninguém sabia para onde escoava – mas que, desde a última segunda-feira, poucas horas depois do resultado das eleições presidenciais, esses mesmos meios começaram a defender o tal orçamento, mas desta vez chamando-o pelo nome correto? Valendo!
Mas tem mais um! O desafio 2 requer que o candidato explique o seguinte: apenas dois dias após a mesma eleição, a Petrobras anunciou a recuperação de R$ 439 milhões de reais que foram “subtraídos” de seus caixas. A devolução da dinheirama ocorreu graças a acordos de leniência resultantes da Operação Lava Jato. Sendo assim, como pode ser que quem saqueou a estatal diga que a Lava Jato – que recuperou até o momento R$ 6,7 bilhões – gerou uma crise econômica que prejudicou o país? E mais: faça o estrangeiro entender que o chefe da quadrilha irá presidir o país a partir do ano que vem.
E aí, vai encarar?
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.