Melhor Não Ler Sobremesa Romeu e Julieta é cancelada até que seja rebatizada

Sobremesa Romeu e Julieta é cancelada até que seja rebatizada

Tradicional combinação de queijo com goiabada não poderá mais ser associada ao casal de “estrangeiros brancos e aristocráticos”

Tradicional doce brasileiro terá de mudar de nome

Tradicional doce brasileiro terá de mudar de nome

Reprodução/Comidinhas do Chef

Um simples passeio a uma doceria tradicional do centro do Rio de Janeiro acabou virando caso de polícia. Isso porque Adamastor de Oliveira Prado, autointitulado “patrulheiro do idioma” e militante da ONG Fala Que Eu Te Corrijo, não gostou de ver o tradicional doce brasileiro sendo chamado de Romeu e Julieta.

Prado exigiu que o estabelecimento mudasse imediatamente o nome da sobremesa sob a ameaça de chamar a polícia. A acusação seria “ufanismo reverso”, que é caracterizado por atitudes antipatrióticas, na qual um brasileiro estaria reforçando a ideia de que os estrangeiros são melhores do que nós e que têm direito de se apropriarem do que é nosso.

“Como é possível que um doce tão brasileiro homenageie um casal de estrangeiros brancos e aristocráticos? Além do mais, eles cederam à opressão da época, o que jamais deveria ter acontecido. Eles deveriam ter matado seus opressores e não a si mesmos. Que exemplo eles deixaram para a humanidade?”, questionou Prado.

Sem saber o que fazer e com medo de ir para a cadeia, o dono do estabelecimento recolheu o doce e disse que só tornará a comercializá-lo depois de rebatizado. No momento, a ONG está fazendo uma enquete pela internet para dar um novo nome à dupla. As opções são: Zezinho e Judite, Bento e Maricota e Enzo e Valentina. Deixe o seu voto!

Esta crônica é uma ficção, mas poderia não ser...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas