Melhor Não Ler Vice-presidente americana se espelha em ex-presidente brasileira

Vice-presidente americana se espelha em ex-presidente brasileira

Apesar de o PT querer apagar Dilma Rousseff da história, a sororidade de Kamala Harris jamais permitirá que ela seja esquecida

Kamala Harris, vice de Biden, tem seguido o exemplo de Dilma em diversos momentos

Kamala Harris, vice de Biden, tem seguido o exemplo de Dilma em diversos momentos

Greg Nash-Pool/Getty Images/AFP - 06.01.2022

É um orgulho enorme para um país como o Brasil ver que uma política americana do calibre de Kamala Harris, vice de Joe Biden, tem se espelhado em nossa ex-presidenta em diversos momentos importantes da história americana e mundial.

Dilma Rousseff, sem sombra de dúvida, foi a figura política que mais nos encantou com seus discursos tão profundos quanto originais. Quem não se lembra da filosofia da pasta de dente que, uma vez fora do dentifrício, nunca mais volta ao seu interior? E quem antes dela teve a sensibilidade de perceber que atrás de toda criança sempre há uma figura oculta, no caso, um cachorro?

É público e notório que Kamala Harris está se inspirado nos pronunciamentos de Dilma, embora a Casa Branca negue, afirmando que ela é a autora de suas próprias declarações. Mas basta ver como Harris explicou o conflito Rússia-Ucrânia para notar as similaridades: “A Ucrânia é um país na Europa. Ele está ao lado de outro país chamado Rússia. A Rússia é um país maior e mais poderoso do que a Ucrânia. A Rússia decidiu invadir esse país menor chamado Ucrânia. Então, basicamente, isso é errado”.

Apesar da genialidade da vice-presidente americana, nossa representante, no que se refere à guerra foi mais além. Afinal de contas, ela previu anos atrás o que aconteceria nos dias de hoje ao afirmar com plena convicção: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.”

Esta crônica é uma ficção. Será?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas