Canceladas, séries do Demolidor, Justiceiro e cia. não farão falta
Personagens sofreram muito no streaming e merecem destino melhor em outra mídia, tipo o cinema
Odair Braz Jr|Do R7

As séries da Marvel causaram bastante barulho quando chegaram à Netflix e até mereceram mesmo chamar atenção, afinal eram super-heróis que tiveram apenas algum — ou mesmo nenhum — destaque no cinema ou na TV. Mas infelizmente a coisa não foi assim das melhores. E depois de passar o facão em Luke Cage, Demolidor e Punho de Ferro, agora o canal de streaming anunciou o cancelamento dos dois seriados que faltavam: Justiceiro e Jessica Jones.
Então, já que tudo foi para a lixeira, vamos combinar aqui que, tirando alguns momentos muito bons, todos os seriados da Marvel na Netflix foram bem fraquinhos. Isso para não dizer que eram ruins de doer mesmo. E nesse bolo estão os três citados no título, mais Jessica Jones e Punho de Ferro. De modo geral, não salvava um ali.
Para ser bem justo, apenas Demolidor conseguia sair totalmente da linha da ruindade, mas não dá para dizer que foi plenamente satisfatória. Justiceiro também teve seus momentos, mas é outro personagem que não conseguiu empolgar totalmente. Das três últimas que sobram, Jessica Jones teve seus méritos por ser protagonizada por uma super-heroína bem da encrenqueira e poderosa, mas um roteiro muito lento fez com que os acontecimentos se arrastassem por diversos episódios, o que tornou o seriado chato.
Luke Cage é outra que sofreu muito com roteiros fracos. O personagem é excelente e tem ótimas aventuras nos quadrinhos, mas na TV a coisa não deu nada certo. A primeira temporada teve treze episódios para contar uma história que poderia ser resolvida em, no máximo, seis. Ainda teve uma segunda temporada, igualmente tosca. Punho de Ferro então, não precisa nem falar muito. Bem diferente dos quadrinhos, o herói com poder místico e especialista em artes marciais foi um verdadeiro vexame. E a Marvel/Netflix ainda teve a pachorra de lançar um segundo ano. Menos fraco, é verdade, mas isso não foi o suficiente para empolgar ninguém.

De quebra, ainda houve o seriado Os Defensores, juntando todos esses super-heróis (menos o Justiceiro) numa superequipe. Mais uma que não agradou.
Bem, tudo isso para dizer que o cancelamento destes seriados veio em boa hora. A Marvel/Netflix se perdeu completamente com estes personagens. O que é uma pena, porque todos eles são muito interessantes e têm ótimas histórias para serem contadas. Mas isso não foi o suficiente para desenvolver boas séries, até porque parece que havia um certo limite de orçamento. Isso fez com que boa parte dos elencos fossem formados por atores fracos e também não havia investimento em produção caprichada, o que entregava efeitos especiais de segunda categoria.
Pior do que isso tudo, as séries da Netflix geraram um efeito ruim para os fãs. As séries ruins fizeram com que os fãs fossem impedidos de ver essa turma aí — Demolidor, Justiceiro, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro — nos filmes da Marvel. No serviço de streaming, o universo Marvel até era citado aqui e ali, mostrando que os heróis da TV viviam no mesmo mundo dos Vingadores e cia., mas nunca houve nenhum tipo de encontro. Assim, enquanto poderíamos ter boas aventuras cinematográficas de todos esses super-heróis, tivemos de ficar vendo-os em ação em produções fraquinhas, fraquinhas.
Quem sabe agora, com o cancelamento geral, essa turma não vá parar nas telas em filmes que possam estar à altura de suas “carreiras” quadrinísticas? Os fãs merecem.