Chaves quase foi para a Globo após vencer Ana Maria e Roque Santeiro

Chaves já teve muito mais audiência do que em seus últimos dias no SBT

Chaves já teve muito mais audiência do que em seus últimos dias no SBT

O SBT perdeu os direitos de Chaves – Chapolin e o desenho animado também – e o rombo é grande para o canal. A série mexicana não tinha mais a audiência gigantesca que já alcançou no passado, mas mesmo assim já está fazendo falta para a emissora.

Chaves estava longe de atingir o público que tinha nos anos 90 e parte dos 2000, quando chegava com frequência ao primeiro lugar no Ibope, batendo vários programas da Globo nos mais diversos horários.

Em seus últimos tempos de SBT, o programa continuava pulando de horário em horário, indo sempre onde o faro de Silvio Santos acreditava que pudesse dar audiência. Nos últimos meses, a série esteve na madrugada, na parte da manhã, de segunda a sexta e também aos sábados.

Quando Chaves estava num horário minimamente decente, por volta das 8 da manhã, conseguia índices razoavelmente bons. Neste mês de julho, o último em que foi exibido, o seriado atingiu uma média de 4,2 pontos. Em março, também de 2020, a média foi de 6,3 pontos.

Até mesmo durante as madrugadas, horário totalmente ingrato para exibir algo como Chaves, a série conseguia desempenhar razoavelmente bem. Ao longo de 2020, chegou a ter índices mensais de 2,7 (fevereiro) e 2,6 (março).

Esses números de Chaves parecem baixos, e são mesmo se comparados ao passado, mas eram índices bons para a realidade atual do SBT e ajudavam o canal a compor sua média diária de audiência. Não é à toa que a saída do seriado causou esse barulho todo. Ele era um curinga de Silvio Santos, que o utilizava onde precisava para segurar uma parte do público no canal.

GLOBO QUERIA CHAVES
Nos anos 90 e até 2005, 2006, Chaves tinha muito público e muita audiência. Era frequentemente uma grande dor de cabeça para a Globo. Só para você ter uma ideia, o seriado do SBT, em 1990, chegou a 36 pontos de audiência, batendo a Globo e seu programa especial sobre a Copa do Mundo daquele ano. No ano 2000, Roque Santeiro voltou ao ar no Vale a Pena Ver de Novo e a esperança era de uma grande audiência. Afinal, a novela é um dos clássicos do canal. Mas Chaves, Quico e Chiquinha não ligaram para isso. O programa do SBT vencia a trama da Globo, geralmente marcando 15 pontos contra 12.

A turma do Chaves

A turma do Chaves

O seriado do SBT seguiu por um bom tempo nos anos 2000, até 2005, 2006, batendo a Globo. Por isso houve até uma tentativa de compra feita pelo canal carioca. Essa tentativa Global aconteceu em 2005, quando o contrato do Chaves no SBT chegaria ao fim e precisaria ser renovado.

Esse “ataque” da Globo não deu em nada porque Silvio Santos cobriu a proposta. O concorrente queria, na verdade, era mesmo tirar Chaves da frente. Não dá muito para imaginar a Globo exibindo o seriado, que não combina nada com o estilo do canal. Caso o programa mexicano trocasse de casa, muito provavelmente seria engavetado ou, no mínimo, escondido em algum horário de pouco audiência.

O fato é que Chaves se foi. Deixou o SBT e Silvio Santos não tem mesmo um substituto à altura. Mesmo a série já não sendo tudo o que foi no passado.