Odair Braz Jr Contra Melhem, Globo tem o dever de proteger Dani Calabresa

Contra Melhem, Globo tem o dever de proteger Dani Calabresa

  • Odair Braz Jr | Do R7

Dani Calabresa tem de ser protegida dentro da Globo

Dani Calabresa tem de ser protegida dentro da Globo

Raphael Castello/AgNews

O caso é um dos mais ruidosos da atualidade e a reportagem da revista Piauí, que saiu na semana passada, jogou ainda mais luz sobre os acontecimentos. Os supostos assédios, sexual e moral, de Marcius Melhem, ex-diretor do departamento de humor da Globo, foram completamente escancarados. E com tudo o que foi publicado – de ambos os lados – há algo importantíssimo que é a proteção e apoio que a Globo tem de dar a Dani Calabresa.

Fazer uma denúncia do nível que fez Dani é sempre muito difícil, tanto que muita gente nunca chega a esse ponto justamente por ter medo de represálias tanto do acusado quanto da própria empresa em que trabalha. Há o medo de boicote, da perda de emprego e de ficar isolado no ambiente de trabalho.

Leia mais: Calabresa desabafa e Globo teme onda de denúncias conta Melhem

Acontece que a artista teve coragem – e necessidade – para denunciar. Com isso, ela não pode ser penalizada como já aconteceu tantas e tantas vezes por aí. A Globo tem o dever moral de protegê-la, de mantê-la na emissora e em evidência. O canal foi bastante criticado pela maneira como tratou a saída de Melhem. Muitos acreditam que a emissora não foi clara sobre o assunto e não contou ao público o motivo de Marcius ter deixado a empresa. Em outros termos, a percepção pública é que a Globo teria dado uma passada de pano no caso.

Mais do que isso, Melhem deu uma entrevista ao UOL onde minimizou as acusações feitas contra ele por Dani, bem como de outras pessoas. Assumiu que foi um homem tóxico, mas que nunca cometeu assédio sexual ou moral. E, veja bem, há mais de 40 pessoas dizendo que ele realmente fez o que fez. Marcius tem o direito de espernear e de negar o quanto quiser, assim como Harvey Weinstein (chefão de estúdio em Hollywood condenado por assédio sexual a dezenas de mulheres) também teve. Assim, minimizar e desacreditar a vítima é uma estratégia bem comum nesse tipo de caso. Eventualmente, o assediador, usando esse tipo de jogada, até acaba escapando, se dando bem e deixando o ônus para quem decidiu falar sobre o problema.

Não querendo condenar Melhem antecipadamente, mas sua situação, olhando de vários ângulos, é bem complicada. Há muita gente falando sobre suas condutas no passado e é bem difícil imaginar que todo mundo tenha combinado uma conspiração coletiva contra o ex-diretor. E, do jeito que vai, há risco grande para Dani Calabresa ser desmentida e/ou desacreditada. Melhem disse que vai processá-la, o que é claramente uma técnica intimidadora.

Para Dani Calabresa ser desacreditada e todo mundo sair dizendo que é “tudo mimimi” não precisa de muito. E é importante a Globo estar atenta a isso e dar todo o apoio necessário à atriz. Não pelo fato de ela ser indefesa ou algo do tipo, mas simplesmente por uma questão de justiça.

Fora que ela já provou várias vezes seu talento e não pode de jeito nenhum ser escanteada ou ter sua carreira prejudicada por ter passado pelo que passou.

Últimas