Depois do Corinthians, carreira de Cuca como técnico pode ter chegado ao fim
Assim como Robinho e Daniel Alves, o treinador gaúcho deve ter dificuldades para atuar no futebol
Odair Braz Jr|Do R7
Vai ser bem difícil Cuca voltar a trabalhar como técnico de futebol após sua curta passagem pelo Corinthians. Assim como aconteceu com Robinho, que teve de encerrar sua carreira após condenação por estupro, o técnico gaúcho também não terá vida fácil daqui para frente.
Já se sabia há tempos da condenação de estupro de Cuca, mas o fato é que a imprensa e os torcedores dos clubes pelos quais o treinador passou nos últimos anos não davam muita bola para o assunto. No máximo, havia um protesto aqui, outro ali. Em 2021, por exemplo, parte da torcida do Atlético Mineiro se manifestou contra a volta de Cuca ao comando do time. Ninguém deu muita atenção e ele seguiu no cargo sem maiores problemas.
A questão é que houve uma mudança na percepção das pessoas e da imprensa sobre o caso de Cuca. A condenação de Robinho por estupro na Itália e a prisão de Daniel Alves pelo mesmo crime abriram os olhos de todo mundo.
Cuca jura de pé junto que não estuprou a menina de 13 anos que foi atrás de um autógrafo dos jogadores do Grêmio em 1987. Acontece que há uma condenação da Justiça suíça, decisão que, aliás, é contestada pelo brasileiro. Em entrevista coletiva recente no Corinthians, Cuca afirmou com veemência que é inocente e que a vítima não o teria reconhecido como um dos autores - havia outros três jogadores brasileiros envolvidos, todos condenados tmabém. O problema é que o advogado da vítima se manifestou e afirmou, em entrevista ao UOL, que Cuca não só foi reconhecido, como também foi encontrado esperma seu no corpo da então garota.
Esta história toda foi sendo empurrada com a barriga pela imprensa durante anos, mas o ponto de virada aconteceu quando o Santos anunciou a contratação de Robinho, em 2020. Sua condenação por estuprar uma mulher na Itália ainda não havia acontecido de fato, mas o processo já estava bem adiantado. Detalhes do caso vieram à tona e conselheiros e patrocinadores do Santos pressionaram para que a negociação fosse cancelada, o que acabou acontecendo.
No início de 2022 saiu finalmente a condenção do jogador brasileiro. Como consequência, Robinho anunciou que encerrou sua carreira, mesmo porque seria difícil algum time contratá-lo depois de sua luta na Justiça. O ex-santista deve cumprir pena no Brasil em breve.
E a prisão de Daniel Alves na Espanha, também acusado de estupro, também funcionou como gatilho para o caso de Cuca. Mesmo se for solto em breve, o que parece que não vai acontecer, o ex-jogador do Barcelona, São Paulo e seleção brasileira, não deve voltar a jogar. Possivelmente ninguém vai querer contratá-lo.
Cuca anunciou que acabou de contratar advogados para provar sua inocência e deve se concentrar nisso nos próximos meses. Mas nada mais será o mesmo para ele depois da manifestação dos torcedores e torcedoras do Timão. Possivelmente, nenhuma outra torcida de time grande vai aceitá-lo. A coisa se complicou para Cuca.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.