Odair Braz Jr Diretor queria lançar Os Goonies 2; Ótimo que isso não aconteceu

Diretor queria lançar Os Goonies 2; Ótimo que isso não aconteceu

Será que uma continuação, com Richard Donner, Spielberg e Chris Columbus conseguiria alcançar as expectativas dos fãs?

  • Odair Braz Jr | Do R7

Sem continuação, o jeito é rever esses carinhas no filme original de 1985

Sem continuação, o jeito é rever esses carinhas no filme original de 1985

Divulgação

Nos últimos sete ou oito anos se falou muito sobre uma sequência de Os Goonies, o classicão de aventura infanto-juvenil de 1985, mas a produção de fato nunca foi adiante por vários motivos. Acontece que a continuação chegou a ser pensada e o diretor Richard Donner, realmente, queria tê-la feito.

Chris Columbus, roteirista do filme, foi quem revelou esse desejo de Donner, que morreu no último dia 5 de julho, aos 91 anos. Ele contou a história para a revista Empire, na edição mais recente. A conversa entre os dois aconteceu por telefone, alguns anos atrás: “Ele me ligou e disse: ‘quer saber o que a gente deveria fazer? Deveríamos ir para o meu barco, fumar maconha por três dias e sair de lá com uma ideia para Os Goonies 2’”, disse o roteirista. E continua: “Eu falei para o Dick: ‘bom, primeiro de tudo, eu não fumo maconha, mas se eu for, podemos tomar uns drinques juntos no barco’. Mas isso nunca acontece e eu me arrependo muito, porque eu daria tudo para fazer isso agora”.

Esta declaração de Chris Columbus é legal porque sempre houve muitos rumores sobre a continuação de Os Goonies mas nunca nada de muito concreto. Sempre uns rumores daqui, outros dali. O próprio Donner chegou a dizer, de maneira informal a um repórter do site TMZ, em 2014, que estava trabalhando na sequência e que esperava o retorno do elenco original. Mas nada de oficial realmente teve início. Mesmo após essa fala do diretor, nos anos seguintes continuou o falatório sobre produzir ou não o novo filme. Esboços de roteiros foram feitos, o ator Sean Astin (que interpretou o Mikey no filme) chegou a afirmar que o longa finalmente aconteceria mas, logo depois, já vinha alguém negando tudo.

Aproveite e veja o trailer do clássico:

O próprio Chris Columbus, em 2018, disse que realmente aconteceram conversas sobre Os Goonies 2, mas que ele e Donner nunca conseguiram desenvolver uma história realmente boa. Além disso, disse o roteirista, os atores originais envelheceram e muitos deles seguiram outras carreiras, o que complicava tudo.

Steven Spielberg, produtor do longa, também falou há alguns anos que o filme não seria feito e os motivos corroboram o que Columbus disse. Spielberg: “Chris, Dick, eu e Lauren [Shuler Donner, produtora e viúva de Richard] conversamos muito sobre isso. A cada dois anos a gente tinha uma ideia, mas nunca era boa o suficiente. O problema é a expectativa que as pessoas criaram em cima desse gênero. Acho que não conseguimos encontrar uma ideia melhor do que o filme que fizemos nos anos 80. Então, até que a gente consiga isso, todo mundo vai ter que assistir ao original umas cem vezes”.

A pá de cal no projeto aconteceu quando Richard Donner anunciou, no fim de 2020, que faria Máquina Mortífera 5 (ele comandou os outros quatro). Com idade já avançada, esta continuação era tratada como seu último projeto antes da aposentadoria.

No fim das contas, mesmo havendo a intenção declarada de Donner, pode ter sido bom Os Goonies 2 não ter acontecido. O filme é uma das maiores relíquias do cinema dos anos 80, daquelas coisas que marcaram uma geração inteira de fãs e que continua muito popular e querida até hoje. Sempre que passa na TV é aquela comoção generalizada nas redes sociais. Uma sequência, mais de três décadas depois, seria mesmo algo muito complicado de ser feito. Mesmo se Donner, Columbus e Spielberg se juntassem novamente neste projeto, atingir o clima, o estilo e a magia do original seria impossível. Tanto é que eles todos abandonaram a ideia porque não conseguiram chegar a uma história boa o suficiente.

Então, apesar do desejo de Richard Donner, Os Goonies merece ficar na galeria de clássicos dos anos 80 que jamais foram reaproveitados. São poucos, mas bons nessa categoria. Estão nela E.T.: O Extraterrestre, Os Aventureiros do Bairro Proibido, De Volta Para o Futuro, Gremlins e Ruas de Fogo.

Agora, se você é daqueles que quer porque quer uma sequência de Os Goonies, a Fox encomendou o piloto de uma série inspirada no filme. A história é meio estranha e mostra uma professora que conhece três estudantes que querem filmar sua própria versão do longa de 1985. Faz tempo que não sai nenhuma notícia sobre este projeto e parece melhor continuar assim, né? Quando o assunto é Os Goonies, prefira sempre o original.

Últimas