Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Odair Braz Jr - Blogs
Publicidade

Fãs tontos ignoram que Anitta é só uma cantora pop qualquer que ninguém é obrigado a conhecer

Brasileira é bem menos famosa no exterior do que gostaria, e o músico Jon Batiste não tem nada com isso

Odair Braz Jr|Do R7


Calma, gente! Anitta é só uma cantora pop
Calma, gente! Anitta é só uma cantora pop

Fãs da Anitta ficaram bravinhos com o fato de o cantor americano Jon Batiste não fazer a menor ideia de quem é a brasileira. Ele fez essa afirmação numa entrevista com a jornalista Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e imediatamente despertou a ira dos admiradores da cantora. Eles foram às redes sociais — veja só! — para zombar de Batiste.

Veja, ninguém é obrigado a conhecer Anitta, mesmo com todo o sucesso que faz. A cantora brasileira é famosíssima e conhecidíssima aqui no Brasil e também conseguiu algum êxito lá fora. E o termo é este mesmo: "algum êxito". Às vezes a gente tem a impressão de que Anitta é um verdadeiro hit no exterior, uma espécie de Madonna/Rihanna/Olivia Rodrigo brasileira que domina todos os charts da Billboard, o que não é verdade.

Anitta conseguiu, sim, atingir certo nível de sucesso no exterior e emplacou Envolver como uma das canções mais ouvidas em plataformas digitais no mundo no ano passado, mas isso tudo não faz dela uma megapersonalidade internacional. A cantora é muito menos conhecida em outros países do que gostaria. Acrescente-se a isso o fato de que Anitta é encarada lá fora como apenas mais uma cantora pop em meio a tantas que estão no mercado americano. É só você passar a rede nesse segmento de cantorazinhas que vai sair da água com um monte delas. Todas mais ou menos iguais e falando basicamente dos mesmos temas. 

Ser brasileira não torna Anitta alguém especial ou diferenciada nos Estados Unidos. É apenas mais uma.

Publicidade

Não que ela seja desqualificada. Ela faz uma boa música pop, às vezes injeta elementos brasileiros nas canções em inglês e espanhol e, mais do que tudo, sabe chamar atenção. Mas, no fim das contas, é uma cantora pop descartável — e tudo bem, não há nada de errado com isso — como tantas outras, que vende muito disco, que é muito executada em rádios e tocadores e por aí afora.

Agora, achar que alguém, mesmo um músico, é obrigado e conhecê-la já é uma grande bobagem. E desmerecer Jon Batiste por isso é tipo um absurdo sem tamanho.

Publicidade

Batiste é um artista de uma linha completamente diferente da de Anitta. É um pianista voltado para o jazz, bem longe atualmente do som que Anitta faz. E não é nem o caso de comparar o estilo dos dois. Ninguém é superior ao outro por causa disso.

Só que também não dá para ignorar que o americano é um baita músico, que já tocou com lendas como Stevie Wonder, Prince, Mavis Staples, entre outros. É diretor do Museu Nacional de Jazz no Harlem. Você assistiu a Soul, animação da Pixar que tem a música como tema central? Então, foi ele quem fez a trilha sonora, pela qual ganhou um Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro.

Publicidade

Assim, você pode notar que o músico americano é de uma estirpe completamente diferente da de Anitta. Digamos que ela transita pela Terra, enquanto ele circula pela Via Láctea. Então, é absolutamente normal Jon não conhecer a nossa brasileirinha. A música que ela faz não pertence ao raio de alcance do que ele presta atenção. É simples assim.

E, para acabar, cabe aqui uma pergunta: Anitta saberia dizer quem é Jon Batiste?

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.