Odair Braz Jr Fórmula 1 afirma: Senna é o piloto mais rápido desde 1983

Fórmula 1 afirma: Senna é o piloto mais rápido desde 1983

Análise foi feita por algoritmo e coloca o piloto brasileiro como o mais veloz dos últimos 37 anos da categoria; Hamilton está em terceiro lugar

  • Odair Braz Jr | Do R7

Senna é o piloto mais rápido da Fórmula 1 desde 1983

Senna é o piloto mais rápido da Fórmula 1 desde 1983

Estadão Conteúdo/Luiz Prado

Errata: na versão original deste texto, cometi uma imprecisão. Escrevi que Senna é o mais rápido da história da F1. A análise feita pela categoria usa dados a partir de 1983 chegando até os dias de hoje. Assim, não é possível cravar que Ayrton seja o mais veloz de todos os tempos. Pode até ser, mas não é correto afirmar isso. Ele é sim o mais rápido nos últimos 37 anos. A informação foi corrigida.

Segundo a própria Formula 1, não tem para ninguém: Senna é, sem dúvida, o piloto mais rápido da categoria desde 1983. E a pergunta é: como é que chegaram a essa conclusão?

Bem, a F1 fez esse anúncio agora há pouco em seu site oficial e explicou como a pesquisa foi feita. A entidade fez uma parceria com a Amazon Web Services e, através do uso de um algoritmo, conseguiram analisar as atuações dos pilotos durante as sessões de disputa para a pole position. Isso foi feito a partir dos dados de telemetria que a F1 tem armazenados. O estudo fez as comparações desde 1983 até hoje.

O algoritmo usado pela Amazon Web Services foi capaz de fazer todas as compensações possíveis, levando em conta as diferenças dos carros do passado e dos atuais, a idade dos pilotos, falhas nos carros, diferentes considerações climáticas, entre outras questões.

O resultado final deu Ayrton Senna como o mais rápido, seguido por Michael Schumacher (0.114s atrás), Lewis Hamilton em terceiro (0.275s atrás), Max Verstappen em quarto (0.280s atrás) e Fernando Alonso em quinto (0.309s atrás).

A lista tem ainda Rubens Barrichello em décimo primeiro (0.445s atrás) e Alain Prost, eterno rival de Senna, em vigésimo (0.514s atrás)

Últimas