Galvão, Hamilton é o 1º piloto a vencer com apenas três rodas na F1
Não há registro de que algum outro piloto tenha realizado algo igual ao que fez o piloto inglês no último domingo (2)
Odair Braz Jr|Do R7

A vitória de Lewis Hamilton no GP de Silverstone com um pneu furado, no último domingo (2), continua repercutindo muito. Afinal, não é todo dia que se vê isso na Fórmula 1. Aliás, isso nunca foi visto na categoria. Hamilton é o primeiro piloto da história a vencer uma prova nessas condições.
Já houve casos parecidos, como aconteceu em 1987, com Stefan Johansson, que chegou em segundo lugar com apenas três pneus de sua McLaren. Mas é isso: foi segundo colocado. Outros pilotos, em temporadas passadas, também já pilotaram por longos trechos de pista sem uma roda, mas não estavam prestes a receber a bandeira quadriculada.
Para quem não viu a corrida no domingo, Hamilton já tinha entrado na última volta, liderando a corrida, quando seu pneu dianteiro esquerdo estourou devido ao desgaste. Na verdade, se desfez. O inglês continuou dirigindo o carro, com um grande cuidado, para conseguir terminar a prova e vencer. Hamilton pilotou assim por 2/3 dessa volta final e, como tinha uma boa vantagem para o segundo colocado, conseguiu triunfar uma vez mais. Foi um feito sensacional e realmente inédito na Fórmula 1 quando se fala em vitória. Não há registro de que algum outro piloto tenha vencido uma etapa da F1 dessa maneira.
E na repercussão da corrida feita no programa Bem, Amigos, do SporTV, na última segunda (3), Galvão Bueno afirmou que isso já teria acontecido no passado na categoria mais importante do automobilismo. O narrador disse isso em conversa com Cléber Machado, mas não conseguiu lembrar quem foi o piloto que realizou o feito e nem em que ano. Acontece que realmente não há esse nome, já que nunca aconteceu de haver uma outra vitória com apenas três rodas na F1.

Tudo bem, Galvão falou isso ali no calor do programa. Afinal ele já narrou tantas corridas em sua carreira e não é difícil se confundir mesmo num assunto assim. Acontece. Ele mesmo narrou, por exemplo, aquele segundo lugar sem uma roda de Stefan Johansson citado ali em cima. Então, não é mesmo difícil de se enganar. E Galvão tem crédito, né?! A gente perdoa.
Mas o fato é que Hamilton realizou algo histórico no último domingo na Inglaterra. Já houve piloto cruzando em primeiro a linha de chegada com problemas nas asas do carro, com pneu perdendo pressão, com pneu altamente desgastado mas ainda sem desmanchar e por aí afora. Agora ganhar uma prova sem um pneu, com ele completamente destruído e ainda andando assim por 2/3 da última volta é inédito.
Quem é que vai parar o inglês na F1? O cara ganha até sem pneu, pôxa!