Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Odair Braz Jr - Blogs

Gostar de ‘Descer pra BC’ é missão para quem não tem vergonha de passar ridículo

Música da dupla sertaneja Brenno & Matheus é hit com milhões de acessos nas redes sociais

Odair Braz Jr|Odair Braz Jr.Opens in new window

Os sertanejos querem ir para o Balneário Camboriú Reprodução/Youtube @Brenno-matheus

No fim do ano, passou por mim algumas vezes nas redes sociais um vídeo com uma dupla sertaneja cantando qualquer coisa. O vídeo estava sem som e eu passava direto, sem ouvir do que se tratava. Até que uma pessoa comentou comigo sobre uma música sertaneja que estava bombando. Aí, outro amigo também citou a canção (se é que dá para chamar assim), dizendo que era o hit do verão.

Bom, fui lá procurar e ouvi Descer pra BC, de Brenno e Matheus. Claro que já imaginava do que se tratava e sabia que alguma bomba estava vindo em minha direção. Mas não é que fui surpreendido?! Sim, uma surpresa total! A música era muito pior do que eu imaginava. E é óbvio que está fazendo sucesso, porque é exatamente este tipo de coisa que vira hit hoje em dia. E se viralizou no TikTok então, aí esquece: você vai ouvir de qualquer jeito, queira ou não.

Esta obra-prima, que é de autoria de João Dalzoto em parceria com o DJ Ari SL, chama a atenção, não há dúvida. E tem até o mérito de não se parecer muito com uma música sertaneja. Tem elementos sertanejos, mas a mexida dada pelo DJ Ari a diferencia de outras do gênero. Tem uma pegada mais moderninha (não que seja a primeira vez que se faz isso). Mas, e daí, né? Isso não a torna automaticamente uma boa canção.

Extremamente curta — tem 2min52 de duração —, feita para ser ouvida nas redes sociais mesmo, a letra é uma coisa que desce quadrada no ouvido. Conta a historinha de um sujeito que recebeu uma herança boa de seu pai fazendeiro, mas que quer mesmo é ir para a praia. E a praia em questão é o Balneário Camboriú (SC), lugar hoje considerado destino para novos ricos cafonas. Ou seja, tudo a ver com o público que ouve sertanejo atualmente, claro.


A letra mostra o que o homem do interior quer fazer na praia: “eu tô bicho solto no pique lobo mau”. Também tem “os bombomzin’ tão bronzeando pra eu chegar e morder”. Esta parte aqui também é digna de menção: “Os cowboy vai litorando e vai torar você”. Até dá para imaginar o que o autor esteja querendo dizer aqui, mas é uma nova língua portuguesa.

E é basicamente isso a letra desta música. E pensar que tinha uma época em que a gente reclamava de Leandro & Leonardo, Supla e Tiririca.


A coisa sempre pode piorar e piora com frequência.

Descer pra BC não faz sucesso à toa. Como dito acima, ela sai de uma espécie de fábrica de hits que existe hoje em dia. Foi produzida na medida para cair nas graças do povo. É uma fórmula mesmo.


E é feita por quem não tem vergonha de passar ridículo, já que vai lucrar muito com a canção. E quem consome a música também não tem receio de abraçar o mau gosto. Aí, juntou os dois e deu negócio. Azar de quem não gosta. Vai ter que aturar.

E é aquela coisa, desça para BC mas, por favor, não me chame.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.