Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Odair Braz Jr - Blogs

Laureta e Karola serem mãe e filha é o maior absurdo de Segundo Sol

O maior entrave para isso é a pouca diferença de idade entre as duas atrizes, o que não torna crível o parentesco entre as duas

Odair Braz Jr|Do R7

Quem acredita que elas são mãe e filha?
Quem acredita que elas são mãe e filha?

A novela da Globo, que chega ao final nesta semana, cometeu vários enganos grotescos ao longo de sua exibição. Houve muitos erros, personagens em situações ridículas, saídas questionáveis de roteiro, histórias e personagens que ficaram perdidos no meio do caminho e por aí afora. Mas o maior disparate surgiu mesmo nesta reta final que é o fato de Laureta (Adriana Esteves) ser mãe de Karola (Deborah Secco).

Isso faz algum sentido para você? Se você for pensar na trajetória das duas ao longo da trama, até faz. Desde o início o autor mostrou que Loreta estava sempre lá, ao lado de Karola, e sempre fazendo alguma coisa para que a moça se desse bem ou se livrasse de alguma encrenca. Já no início da novela havia a pergunta (pelo menos na minha mente) “por que Laureta está tão envolvida com Karola?”. Não entendia muito bem a motivação por trás das ações da cafetina, mas depois me acostumei e pensei apenas “ah, deve ser por dinheiro”. E pronto. Mas agora, sabemos o real motivo.

Mas esse elemento da trama, mesmo havendo uma sustentação lá atrás, é bem duvidosa. Dá para, pelo menos dizer, que a escolha das atrizes para a coisa toda foi bem da malfeita. O maior equívoco aqui é o cronológico. Veja bem: Adriana Esteves é apenas dez anos mais velha que Deborah Secco. Uma tem 48 anos e a outra, 38. Mais do que isso, a diferença de idade não é algo que apareça nem visualmente.

Já houve casos de atores interpretarem pai e filho, como em Indiana Jones e a Última Cruzada. Sean Connery e Harrison Ford tinham doze anos de diferença apenas, mas visualmente a coisa se sustentava. Connery parecia ser bem mais velho que Ford, e tudo bem. Não é o que acontece em Segundo Sol.


Ver Laureta e Karola andando juntas, conversando, enfim, contracenando, deixa a impressão de que estávamos vendo ali duas mulheres adultas interagindo. Tudo bem, não era mesmo para transparecer que as duas eram mãe e filha. Afinal, esse era o segredo. E fica completamente forçado agora ter que considerar que uma é mãe da outra. A coisa não bate. Assim como também não bate bem o fato de Karola ser mãe de Valentim. É um outro caso estranho, já que Deborah é apenas doze anos mais velha que o ator Danilo Mesquita. Ninguém prestou muita atenção nisso, mas que ficou esquisito, ficou.

Segundo Sol cometeu, como já mencionado, vários erros em sua trama, mas essa de Laureta ser mãe da Karola chegou para fechar tudo com chave de ouro. O telespectador precisa de uma dose extra de abstração para que tudo funcione, o que nem sempre é algo bacana de se exigir.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.