Luísa Sonza viaja nas ideias e, arrogantemente, acredita mesmo que é a nova Rita Lee
Ela parece acreditar também que Marina Sena seja a nova Gal Costa e que Jão é o jovem Cazuza
Odair Braz Jr|Do R7
Esses dias alguém escreveu numa rede social que Luísa Sonza é a nova Rita Lee, que Marina Sena é a nova Gal e que Jão é o novo Cazuza. Lendo isso a gente tem que lembrar a própria Rita e perguntar: "Ai, meu Deus. O que foi que aconteceu com a música popular brasileira?".
E o problema não é alguém escrever uma lorota desse quilate, afinal qualquer um pode escrever qualquer coisa nas redes sociais. O equívoco de verdade está em alguém acreditar nisso. Mais grave ainda é quando um desses novos artistas citados na frase acha que há alguma verdade na afirmação. E Luísa Sonza, veja só, parece ter acreditado.
Ela escreveu o seguinte no X (antigo Twitter) na tarde desta segunda: "Marina Sena é f***, Pablo Vittar é f***, Iza é f***, Ludmilla é f***, Gloria Groove é f***, eu sou f***. Isso independe da opinião de vocês".
Este textinho da Luísa é uma clara reação às críticas que surgiram a partir da frase que diz que ela é a nova Rita Lee, Jão o novo Cazuza etc. A cantora deve ter ficado bravinha, porque um monte de gente começou a fazer piada e comentários irônicos com a comparação esdrúxula. Então, Luísa disse que ela própria e seus colegas são mesmo fodas, como quem diz: "Sim, eu sou a nova Rita Lee". O mínimo que ela deveria ter feito seria dizer: "Gente, que isso! Não dá para me comparar com a Rita". Mas parece que isso é esperar muito.
Claro que entre esses artistas citados por Luísa tem gente com talento. Ela mesma tem seus méritos e fez um bom show num festival recente na capital paulista, mas daí a se achar a jovem Rita Lee e ter ataque de arrogância já são outros quinhentos.
Nenhum desses novos cantores — repito: NENHUM — pode sequer imaginar que estão próximos de ser as versões modernas de quem quer que seja. Luísa não é ruim, mas tem ainda de comer muito, mas muito arroz com feijão para poder acreditar que lembre em algum momento a roqueira mais famosas do Brasil. O mesmo vale, por exemplo, para Marina Sena, que virou meme com um show recente em que cantou músicas de Gal Costa. Essa sua apresentação teve alguns momentos verdadeiramente constrangedores. Num tuíte, ao falar sobre o assunto, Marina escreveu: "Não quero ser a nova Gal". Olha, moça, não corre mesmo nenhum perigo de isso acontecer. Pode ficar tranquila.
Toda essa turma aí precisa mesmo mostrar muito serviço ainda, provar ao longo dos anos que tem algum tipo de capacidade de permanecer no mundo artístico. E, para isso acontecer, o primeiro passo é já ir baixando a bola. Quase ninguém é gênio, e Luísa, Marina e Jão também não são. Têm algum talento, mas gênio é outra coisa.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.