Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morreu o diretor Richard Donner, de Superman, Goonies e A Profecia

Ele também comandou os quatro filmes de Máquina Mortífera entre outras obras importantes do cinema e TV

Odair Braz Jr|Do R7

O diretor Richard Donner
O diretor Richard Donner O diretor Richard Donner

Simplesmente um dos caras mais importantes do cinema hollywoodiano nas últimas décadas. Richard Donner morreu nesta segunda (5), aos 91 anos e deixa uma lacuna sem igual no mundo dos filmes. Sua morte foi anunciada por sua Lauren Shuller Donner, que também é produtora, e a causa de sua morte não foi revelada. 

Donner é o homem que nos deu clássicos eternos como Superman — O Filme (1978), Os Goonies (1985), a série de filmes Máquina Mortífera, O Feitiço de Áquila (1985), entre outros clássicos. É um dos sujeitos que moldou os anos 80 nas telas e que deixa uma herança gigantesca em Hollywood.

Sua lista de bons serviços prestados à TV e cinema não param apenas nas obras citadas acima. Ele também fez Maverick (1994), A Profecia (1976) e por aí afora.

Christopher Reeve como Superman no filme de 1978, dirigido por Donner
Christopher Reeve como Superman no filme de 1978, dirigido por Donner Christopher Reeve como Superman no filme de 1978, dirigido por Donner

Donner tem um lugar especial no coração dos fãs de histórias em quadrinhos por causa de Superman — O Filme. O longa foi o primeiro a levar o Homem de Aço para as telas e é considerado a primeira grande adaptação de um herói das HQs para o cinema. O filme, com Christopher Reeve no papel principal, agradou em cheio os fãs do personagem e durante anos foi considerado a representação perfeita de um herói dos gibis para as telas. Ele também comandaria Superman 2, mas acabou brigando com o estúdio e ficou de fora, tendo feito apenas uma pequena parte. Anos depois, Donner lançou em DVD sua versão.

Publicidade
Os Goonies, megaclássico dirigido por Donner
Os Goonies, megaclássico dirigido por Donner Os Goonies, megaclássico dirigido por Donner

Impossível também não mencionar Os Goonies (1985). O filme é um dos grandes clássicos das telas dos anos 80 e não deve existir nenhuma pessoa no mundo todo que não goste. O longa foi uma tabelinha sensacional entre Donner e Steven Spielberg, que criou a história e foi um dos produtores executivos.

TV E CINEMA

Publicidade

A carreira de Richard Donner foi longa. Ele começou como diretor em 1960, comandando alguns episódios de diversas séries de TV como Zane Grey Theatre, Rota 66, Paladino do Oeste, Além da Imaginação, O Agente da UNCLE, Ilha dos Birutas, Agente 86, James West etc. Seu primeiro longa-metragem foi A Profecia, em 1976, que é um clássico do terror/suspense. Superman — O Filme foi o segundo. Com os quatro Máquina Mortífera, Donner estabeleceu padrões bem altos para filmes de ação nos anos 80 e transformou Mel Gibson num superstar das telas. Seu último trabalho foi 16 Quadras, em 2006, com Bruce Willis como protagonista.

Richard Donner foi um dos maiores diretores de Hollywood e deixa clássicos insuperáveis para os fãs. Não será esquecido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.