Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para Ed Motta é fácil mentir sobre Elvis, Cash e Raul; legal seria falar sobre seus supostos plágios

Sem dúvida o sobrinho de Tim Maia tem uma certa veia humorística para dizer absurdos, agora desinformar não dá, né?!

Odair Braz Jr|Do R7

Ed, queremos vídeos sobre sua própria carreira
Ed, queremos vídeos sobre sua própria carreira Ed, queremos vídeos sobre sua própria carreira

Ed Motta tem todo o direito de não gostar de absolutamente ninguém. Não precisa gostar das músicas do Johnny Cash, pode achar Elvis Presley um artista meia-boca e dizer que Raul era um músico ruim, mas definitivamente não pode desinformar e mentir descaradamente sobre eles, aliás, como fez há alguns dias em vídeos na internet. E Motta fez isso de um jeito muito engraçado, diga-se de passagem. Discordei de tudo o que ele falou, mas dei umas boas gargalhadas.

Convenhamos, nenhum músico é perfeito e sempre é possível criticar algum aspecto negativo de sua carreira, mas pera lá, né? Tem uma diferença grande entre não gostar de alguém e não reconhecer sua importância. Comecemos com Johnny Cash, já que foi o mais agredido pelo sobrinho do Tim Maia. Ed Motta diz que não consegue entender "essa coisa de Johnny Cash". Diz que as letras são "umas merrrrrrdas", as músicas "são umas merrrdas" e ainda afirma que, se o cantor americano estivesse vivo, ele, Ed, "esmurrava a cara dele". Sério, tá aí uma cena que eu pagaria o que fosse para ver. Cash é o tipo de cara que com um arroto faria Motta sair correndo com o rabinho entre as pernas. Mesmo assim, eu pagaria para ver.

Johnny Cash, um dos artistas mais influentes da música americana
Johnny Cash, um dos artistas mais influentes da música americana Johnny Cash, um dos artistas mais influentes da música americana

De novo: Ed Motta pode achar Cash "uma merrrrda", mas não reconhecer suas qualidades musicais ou importância histórica é lamentável. O músico americano é um dos maiores — se não o maior — da música country/western americana, também tocava rock, rockabilly, folk e blues. Suas letras não eram coisas bobinhas como se ouve muito hoje no country americano mainstream. São letras que até hoje têm significado, importância, relevância e por aí afora. Resumindo: Cash é um dos músicos americanos mais influentes e copiados de todos os tempos. É um ícone da música americana. Nem Ed Motta nem você têm que gostar, mas dizer que é "uma merrrrda" é um argumento de gente com idade mental de 5 anos.

ELVIS PRESLEY

Publicidade
Segundo Motta, Elvis não tem importância nenhuma
Segundo Motta, Elvis não tem importância nenhuma Segundo Motta, Elvis não tem importância nenhuma

O próximo agredido por Ed Motta é Elvis Presley. O brasileiro diz que prefere Elvis a Cash porque o primeiro "canta bem. É um idiota, o repertório é uma bosta, é um cavalo". E continua: "Elvis não tem importância NENHUMA. É uma invenção de gravadora, mas tem aquela voz que dá pra ele cantar num bailezinho".

Gente, na boa, se Elvis não tem importância nenhuma, quem é que tem? Ed Motta? Se eu ficar aqui enumerando a relevância de Presley, a gente fica até amanhã e não termina. Elvis, para muitos, gravou coisas duvidosas, mas a maior parte do que lançou tem influência ímpar não só musical, mas comportamental também. Elvis sozinho mudou a cara cultural dos Estados Unidos e do mundo no século 20 e não tem como falar em cultura e música nos últimos 70 anos sem mencionar Elvis. Sem Elvis não haveria Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Freddie Mercury e tantos outros.

Publicidade

E "invenção de gravadora"? Sério que isso é argumento contra Elvis em pleno 2022? Putz...

E, finalmente, chegamos a...

Publicidade

RAUL SEIXAS

Ed Motta: letras de Raul eram ruins
Ed Motta: letras de Raul eram ruins Ed Motta: letras de Raul eram ruins

Motta fala, em outro vídeo recente, que Raul Seixas "tem uma falha de caráter terrível" porque trabalhou em gravadora antes de se tornar artista. Segundo Ed, Raul "trabalhava contra seus colegas", e segue dizendo que o que o roqueiro "tinha de mais brilhante era o texto, que era feito pelo Paulo Coelho".

Bem, vamos lá: falta Ed Motta explicar por que Raul seria inimigo de outros músicos só porque foi funcionário de gravadora. Ele prejudicou outros músicos? Jogou contra? Acabou com carreiras? Não há informação sobre isso.

Outra coisa sobre Raul: o escritor Paulo Coelho realmente foi um grande parceiro musical de Raul Seixas, mas apenas durante algum tempo. Raul tem muitas músicas com ótimas letras, que fizeram sucesso e que foram compostas exclusivamente pelo roqueiro baiano. Quer dizer, essa afirmação de Ed Motta não tem nenhuma base histórica.

E, para finalizar, seria bacana a gente saber a opinião de Ed sobre algumas de suas próprias músicas. Seria legal ele dizer por que Manuel, seu maior hit, é tão incrivelmente parecido (para não dizer igual) a You Got me Hot, de Jimmy "Bo" Horne, que fez um bom sucesso nos anos 70 nas rádios americanas. Ou por qual motivo a introdução de Piquenique lembra tanto a de Best ofMy Love, das Emotions. Se esses dois casos são plágio de Ed, não sou em quem tem de dizer, mas sim a Justiça, caso interesse. Mas o fato é que os dois trechos são muito parecidos e não há nenhum tipo de crédito para os músicos americanos por parte de Motta.

Meio estranho isso aí hein, Ed?! Vale um vídeo seu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.