Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Odair Braz Jr - Blogs

Será que Fernanda Torres pode fazer o impossível novamente no Oscar?

Atriz ganhou o Globo de Ouro neste domingo (5) e deixou para trás concorrentes como Kate Winslet e Nicole Kidman

Odair Braz Jr|Odair Braz Jr.Opens in new window

Fernanda Torres com seu Globo de Ouro por Ainda Estou Aqui Mario Anzuoni/Reuters - 05.01.2025

Vamos deixar claro uma coisa aqui logo de saída: o que Fernanda Torres fez, na noite deste domingo (5), no Globo de Ouro, foi histórico. A atriz brasileira, que protagoniza o filme Ainda Estou Aqui, conseguiu algo que nem sua mãe conseguiu, quando disputou este mesmo prêmio há 25 anos.

Apesar de toda a campanha, de todo o falatório na imprensa e toda a torcida brasileira, Fernanda ser premiada com um Globo de Ouro era algo quase impossível. Não pelas qualidades da atriz ou do longa em que atua, mas porque estas premiações americanas são um clubezinho muito fechado e que, via de regra, gostam de promover seus próprios produtos e artistas.

Além disso, o cinema brasileiro não tem nenhuma tradição nestas grandes premiações. Vai longe a nossa torcida por uma mísera estatueta do Oscar, por exemplo. Coisa que a Argentina já conseguiu algumas vezes.

Até hoje, tivemos algumas poucas indicações no passado e nunca levamos nada no fim das contas. É só lembrar de Fernanda Montenegro, que foi indicada na categoria de Melhor Atriz no Globo de Ouro e no Oscar, em 1999, pelo filme Central do Brasil. Perdeu os dois troféus. Fernanda-mãe foi derrotada (no Oscar) por Gwyneth Paltrow, veja só. É um dos casos mais escandalosos e injustos da maior premiação do cinema mundial, só que é isso: tudo ali é um clube bem fechado e que é dificílimo de entrar.


Vale lembrar que Ainda Estou Aqui perdeu o prêmio de Melhor filme em Língua Não-Inglesa neste domingo, o que torna a conquista de Fernanda algo gigantesco.

Agora a pergunta que está na cabeça de todo mundo é: será que a atriz pode ganhar também o Oscar daqui a algumas semanas?


Veja: todos os envolvidos no filme, incluindo o diretor Walter Salles, Marcelo Rubens Paiva (autor do livro em que se baseia o filme), os produtores e a própria Fernanda sabiam que uma vitória do Globo de Ouro era algo praticamente impossível. Tudo ali depende muito de bons relacionamentos, influência dos estúdios e de um corpo a corpo com quem vota. Isso tudo também acontece no Oscar.

Então, é bem complicado mesmo imaginar que um filme brasileiro, falado em português possa ter alguma chance no maior prêmio do cinema mundial.


As indicações para o Oscar ainda não saíram, mas é praticamente garantido que Fernanda concorrerá na categoria de Melhor Atriz e que Ainda Estou Aqui estará na briga por Melhor Filme Estrangeiro. E, fala-se que a produção pode concorrer até mesmo na categoria de Melhor Filme. Quer dizer, certamente veremos o longa de Salles na cerimônia do Oscar. Isso é certo.

Até porque, há uma campanha sendo feita já há bastante tempo pelo estúdio — a Sony — para que a produção de brasileira possa se sair bem no principal prêmio do cinema.

É difícil levar alguma coisa no Oscar? Sim, dificílimo, quase impossível. Mas no Globo de Ouro também era e deu no que deu. Fernanda concorreu com atrizes premiadíssimas e influentes em Hollywood e chegou lá.

Ela fez história. E pode fazer de novo.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.