Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Odair Braz Jr - Blogs
Publicidade

Você está pronto para viver num mundo sem Madonna?

A cantora americana é uma das maiores marcas da cultura pop

Odair Braz Jr|Do R7


Madonna dominou os anos 1980 e disputava hits ombro a ombro com Michael Jackson
Madonna dominou os anos 1980 e disputava hits ombro a ombro com Michael Jackson

Madonna vive um momento, no mínimo, delicado em sua vida, e o tumulto causado pela notícia de sua internação — e de seu delicado quadro de saúde — mostrou uma coisa: o mundo ainda não está pronto para perder Madonna.

A situação da cantora é tão grave que seu empresário, o superpoderoso Guy Oseary, teve de reunir sua equipe e pessoas próximas para desmentir a informação de que Madonna teria morrido. Seria uma péssima notícia e que atingiria em cheio o universo da cultura pop mundial.

Veja, a cantora americana, uma das maiores estrelas música em todos os tempos, já está há alguns anos afastada dos primeiros lugares das paradas, não tem trabalhos novos relevantes nem aparece tanto na mídia quanto no passado. Nada disso importa quando se trata de Madonna.

Ela surgiu para a música em 1983, já disputando o mercado e as posições mais altas nas paradas ombro a ombro com Michael Jackson. Seu jeito provocador, o fato de ser uma mulher entrando num mercado fortemente dominado por homens, o talento para criar músicas pop e a capacidade de conexão com os jovens da época tornaram Madonna uma artista única.

Publicidade

O engraçado é que todo mundo acreditava que ela fosse um fenômeno efêmero e que logo mais daria uma sumida. Bem, como se viu, muita gente errou feio. Logo ela passou a ser chamada de rainha do pop e começou a lançar hit atrás de hit. Quer ver? Holyday, Material Girl, Like a Virgin, Live to Tell, Papa Don’t Preach, Crazy for You, Dress You Up, Open Your Heart... E isso só para ficar em alguns sucessos massivos dos anos 1980. Ainda tem muito hit dos anos 1990 — Vogue, por exemplo — e muito material bom até meados de 2000. Madonna não é brincadeira.

Madonna em aparição recente na TV
Madonna em aparição recente na TV

Queira ou não — e muita gente não quer —, Madonna é uma estrela de primeira grandeza da música. Quando se fala em grandes nomes da música e da cultura pop, não há como não citar a moça. A gente tem de falar em David Bowie, Rolling Stones, Bob Dylan, Elvis, Tina Turner, e também é obrigatório incluir Madonna nessa lista. Não interessa se consideram que o que ela faz é música descartável, comercial ou que ela é apenas marketing. Não tem como, Madonna é Madonna e ponto.

Publicidade

Lembro-me bem, quando Bowie morreu, de muita gente falando “não quero viver num mundo sem David Bowie” ou “o mundo perdeu a graça sem Bowie”. Essas frases já foram ditas sobre outros artistas/personalidades e também servem para Madonna. Será que o mundo e as pessoas estão preparados para a partida da rainha do pop?

Aposto que não. Madonna é parte fundamental da cultura pop, é um dos grandes marcos do século 20. Tem músicas que estão na história de muita gente, seja em festas, casamentos, namoros, na adolescência... Enfim, onde mais você quiser.

O mundo está, sim, preparado é para a turnê de Madonna, que estava marcada e teve de ser adiada por causa de seu problema de saúde. É isso que a gente quer ver. Estamos todos preparadíssimos. Pode vir, Madonna.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.