Carro autônomo não entende sinais manuais e mostra que ainda está longe de ser seguro
Veículo da Waymo, controlada pelo Google, foi incapaz de processar a sinalização de um trabalhador da construção civil
Há pelo menos uma década grandes empresas de tecnologia anunciam que, em um futuro próximo, todos os problemas de trânsito serão resolvidos por carros autônomos, que nos levarão em segurança de um lugar para outro, com riscos baixíssimos de acidentes. Elon Musk até apresentou um táxi-robô que gerou mais desconfianças que animação.
Bem, esse futuro continua longe de acontecer — e, enquanto as big techs culpam burocracias na legislação, a verdade é que os carros ainda não estão nem perto de oferecerem a segurança prometida.
Acidentes bizarros, atropelamentos fatais, problemas de direção e engarrafamentos são comuns em cidades onde veículos autônomos são testados há anos.
No mais recente evento bizarro, um carro da Waymo, a empresa do Google que desenvolve tecnologia de automação de carros, não entendeu muito bem sinais manuais de construtores em um canteiro de obras.
No vídeo, publicado sem muito contexto no Reddit, um carro da Waymo, que é testado há anos em diversas cidades dos EUA, não entendeu sinais manuais simples de um trabalhador da construção civil.
Segurando uma placa de “Pare”, o funcionário sinalizou para o veículo seguir a esquerda em segurança. Aparentemente, os sinais contraditórios bugaram o software do veículo, que nem parou e nem virou a esquerda — embora tenha dado seta para o lado certo. Não é difícil imaginar uma situação do tipo terminando em um atropelamento.
Nos comentários, alguns argumentaram que os sinais contraditórios podem ter feito o veículo não saber o que fazer, enquanto outros responderam corretamente que um motorista humano não teria problemas com a sinalização.
Ainda assim, a empresa aponta que seus sistemas são mais seguros que carros conduzidos por humanos, como aponta um relatório divulgado em setembro.
Os dados mais recentes mostram que, em mais de 22 milhões de milhas percorridas somente por passageiros até o final de junho, o motorista da Waymo se envolveu em 84% menos acidentes com acionamento de airbag, 73% menos acidentes causadores de ferimentos e 48% menos acidentes relatados pela polícia em comparação a motoristas humanos.
Ainda assim, teremos um longo percurso até pedirmos um carro autônomo em nossos apps de carona.
Outro vídeo similar, mostra como os sistemas de um carro da Tesla não conseguem identificar um trem urbano que atravessa a pista. As imagens mostram que não são apenas sinais manuais que geral confusão em sistemas do t ipo, mas mesmos veículos grandes.
lol, a clip of a Tesla's vision system trying to understand a train labyrinth.zone/notice/Aq5V7...
— Ketan Joshi (@ketanjoshi.co) 15 de janeiro de 2025 às 11:23
[image or embed]
E você, andar tranquilo em um carro do tipo?