Mulher descobre que marca fez deepfake do rosto dela em propaganda: ‘Muito assustador’
Em vídeo no TikTok, vítima fez um alerta sobre o uso de imagens na internet, principalmente de crianças
Uma mulher revelou no TikTok a experiência assustadora de ver o rosto dela inserido em uma propaganda de material para maternidade sem a autorização dela. No TikTok, a vítima, que se identifica como “Sam”, revelou que pegaram um vídeo dela de uma rede social e usaram programas de inteligência artificial para fazer o deepfake.
“Esse é meu vídeo que está nessa conta que você está assistindo agora. Uma marca o pegou, fez um deepfake usando IA, editou meu rosto e o reenviou para promover seu produto”, explicou Sam na gravação que foi vista mais de 4 milhões de vezes até o momento.
Sam posta diversos vídeos sobre maternidade, e contou que o choque de ver seu rosto sendo usado dessa forma a fez temer ainda mais mostrar os filhos em suas publicações online.
Felizmente, a experiência alarmante durou pouco: Sam entrou em contato com a empresa, que retirou o vídeo do ar em menos de uma hora.
Segundo um estudo da consultoria Security Hero revelou que o uso de deepfakes cresceu 550% em relação a 2019, e que 98% dos vídeos criados com a técnica são pornográficos. Além disso, revelou que 30% das ferramentas de deepfake permitem a criação de vídeos adultos, o que é considerado crime na maioria dos países.