Polícia suspeita que bateria de lítio causou explosão assustadora em caminhão de lixo
Acidente ocorreu em dezembro, nos EUA, após incêndio no veículo; caso levanta alerta sobre dispositivos descartados incorretamente

Um caminhão de lixo explodiu violentamente em Arlington Heights, nos subúrbios de Chicago, e a principal suspeita é que a culpa seja de uma bateria de lítio descartada incorretamente. O caso ocorreu em 6 de dezembro e a investigação do caso foi encerrada na semana passada.
Os profissionais responsáveis pela coleta de lixo faziam a ronda do dia, quando perceberam um princípio de incêndio na traseira do veículo. Quase imediatamente acionaram o procedimento padrão nesses casos: compactar a carga para diminuir o oxigênio da caçamba e evitar a propagação das chamas.
Mas a medida, eficiente em quase todos os casos do tipo, pareceu piorar a situação. Nem os bombeiros conseguiram apagar o fogo e não demorou para o lixo no veículo explodisse de forma dramática — a explosão foi ainda maior porque os cilindros de gás natural veicular explodiram também.
Em 18 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros local divulgou um relatório final sobre o caso e a suspeita principal é que a explosão tenha sido causada por ao menos uma bateria de lítio descartada incorretamente por algum morador local.
“Não podemos provar, mas há uma suspeita muito alta de que esse incêndio foi iniciado por causa de uma bateria de íons de lítio em um saco de reciclagem”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Arlington Heights, Lance Harris.
O flagrante da explosão foi feito pela câmera corporal de um policial, que revelou uma nuvem de fumaça saindo do caminhão, enquanto os bombeiros tentavam lidar com a ocorrência. Sem muito sucesso.
Dois policiais e um bombeiro ficaram feridos e se recuperaram.
Com o relatório, as autoridades avisaram novamente sobre os riscos de descartar baterias e aparelhos que as possuem em lixo comum.