Ela é brasileira! Helena Rizzo, do Maní, é eleita melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant
Gaúcha comanda a cozinha do 46º melhor restaurante do mundo, segundo publicação britânica
R7 Receitas|Do R7

A chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, em São Paulo, foi anunciada nesta terça-feira (25) como a melhor chef de cozinha mulher do mundo.
O prêmio foi concedido pela mesma organização que realiza o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, organizado pela revista britânica Restaurant.
Em 2013, Helena foi premiada como a Melhor Chef Mulher da América Latina.
Texto que anuncia o prêmio destaca a ascensão da chef, que, segundo a revista, tem feitos “extraordinários para alguém com pouco mais de 30 anos”.
Ainda segundo a publicação, o Maní é uma casa tradicional, com ingredientes brasileiros, mas que tem influência de países como Espanha e Itália, o que torna a comida “emocionante e acessível”.
Antes, o posto ocupado por Helena já foi ocupado pela chef Anne Sophie-Pic (2011), que hoje comanda quatro restaurantes na França e soma seis estralas do guia Michelin; pela espanhola Elena Arzak (2012), quarta geração da família Arzak, no top 10 na lista; e pela italiana Nadia Santini (2013) à frente do premiado Dal Pescatore, em Mantova, na Itália.
Trajetória vitoriosa
Para custear o cinema e idas ao shopping, aos 12 anos, a chef do Maní, Helena Rizzo, vendia biscoitos, bombons e salgadinhos feitos por ela. O lanche dos amigos do colégio nascia das receitas tiradas dos cadernos das avós e das tias.
Mais tarde, Helena começou a carreira de modelo deixando os quitutes apenas na lembrança. Ela dividia o tempo entre a faculdade de arquitetura e editoriais de moda. Totalmente dedicada às passarelas, ela se viu longe da família e sem dinheiro. Novamente, os livros de cozinha foram aliados. Com um orçamento “gordinho” ela decidiu mudar.
Estagiou em restaurantes de São Paulo e passou a preparar jantares por encomenda. “Ser modelo dava mais dinheiro, mas como cozinheira enxerguei um futuro melhor”, contou À revista Istoé Gente. Atualmente, Helena é chef de cozinha do Maní Manioca, em São Paulo que entrou para a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2013.
Quem ganha a melhor em 2014?
Na premiação dos 50 melhores do mundo, realizada em abril de 2013, o Maní entrou pela primeira vez na aclamada lista e ocupou o 46º lugar, sendo o segundo restaurante brasileiro na lista, depois de D.O.M, de Alex Atala.
Em 2014, a cerimônia será realizada no dia 28 de Abril, em Londres, na Inglaterra. Atualmente, o primeiro lugar pertence aos espanhóis do El Celler de Can Roca, que acabou com o reinado de três anos do tradicional dinamarquês Noma, do chef René Redzepi.
A casa brasileira mais bem colocada na lista de 2013 foi o D.O.M, restaurante de Alex Atala, que migrou o 4º para o 6º lugar.
Leia mais:
Inédito entre chefs brasileiros, Alex Atala lança livro que será traduzido em quatro idiomas
Gastón Acurio defende “revolução gastronômica” e quer conhecer os sabores da Bahia
“Quanto se desmatou para cultivar vegetais ou grãos?”, polemiza Alex Atala
Leia também
Alex Atala quer reunir “time” para levantar culinária nacional
Brasil em foco: chefs de cozinha internacionais destacam gastronomia brasileira para o mundo
Dario Cecchini, açougueiro mais "pop" do mundo, virá ao Brasil
Chef alemão inaugura casas no Japão e nos Emirados Árabes
Aprenda a preparar a bruschetta de berinjela do Spazio Gastronômico