Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Receitas

Ela é brasileira! Helena Rizzo, do Maní, é eleita melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant

Gaúcha comanda a cozinha do 46º melhor restaurante do mundo, segundo publicação britânica

R7 Receitas|Do R7

Helena Rizzo é eleita melhor chef de cozinha mulher do mundo
Helena Rizzo é eleita melhor chef de cozinha mulher do mundo

A chef Helena Rizzo, do restaurante Maní, em São Paulo, foi anunciada nesta terça-feira (25) como a melhor chef de cozinha mulher do mundo.

O prêmio foi concedido pela mesma organização que realiza o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, organizado pela revista britânica Restaurant.

Em 2013, Helena foi premiada como a Melhor Chef Mulher da América Latina.

Texto que anuncia o prêmio destaca a ascensão da chef, que, segundo a revista, tem feitos “extraordinários para alguém com pouco mais de 30 anos”.


Ainda segundo a publicação, o Maní é uma casa tradicional, com ingredientes brasileiros, mas que tem influência de países como Espanha e Itália, o que torna a comida “emocionante e acessível”.

Antes, o posto ocupado por Helena já foi ocupado pela chef Anne Sophie-Pic (2011), que hoje comanda quatro restaurantes na França e soma seis estralas do guia Michelin; pela espanhola Elena Arzak (2012), quarta geração da família Arzak, no top 10 na lista; e pela italiana Nadia Santini (2013) à frente do premiado Dal Pescatore, em Mantova, na Itália.


Trajetória vitoriosa

Para custear o cinema e idas ao shopping, aos 12 anos, a chef do Maní, Helena Rizzo, vendia biscoitos, bombons e salgadinhos feitos por ela. O lanche dos amigos do colégio nascia das receitas tiradas dos cadernos das avós e das tias.


Mais tarde, Helena começou a carreira de modelo deixando os quitutes apenas na lembrança. Ela dividia o tempo entre a faculdade de arquitetura e editoriais de moda. Totalmente dedicada às passarelas, ela se viu longe da família e sem dinheiro. Novamente, os livros de cozinha foram aliados. Com um orçamento “gordinho” ela decidiu mudar.

Estagiou em restaurantes de São Paulo e passou a preparar jantares por encomenda. “Ser modelo dava mais dinheiro, mas como cozinheira enxerguei um futuro melhor”, contou À revista Istoé Gente. Atualmente, Helena é chef de cozinha do Maní Manioca, em São Paulo que entrou para a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2013.

Quem ganha a melhor em 2014?

Na premiação dos 50 melhores do mundo, realizada em abril de 2013, o Maní entrou pela primeira vez na aclamada lista e ocupou o 46º lugar, sendo o segundo restaurante brasileiro na lista, depois de D.O.M, de Alex Atala.

Em 2014, a cerimônia será realizada no dia 28 de Abril, em Londres, na Inglaterra. Atualmente, o primeiro lugar pertence aos espanhóis do El Celler de Can Roca, que acabou com o reinado de três anos do tradicional dinamarquês Noma, do chef René Redzepi.

A casa brasileira mais bem colocada na lista de 2013 foi o D.O.M, restaurante de Alex Atala, que migrou o 4º para o 6º lugar.

Leia mais:

Inédito entre chefs brasileiros, Alex Atala lança livro que será traduzido em quatro idiomas

Gastón Acurio defende “revolução gastronômica” e quer conhecer os sabores da Bahia

“Quanto se desmatou para cultivar vegetais ou grãos?”, polemiza Alex Atala

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.