Cão é flagrado destrancando porta para fugir de abrigo; assista
Imagens de câmera de segurança flagraram o animal saindo da cela, destrancando a porta da frente e indo embora, nos Estados Unidos
RPet|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um cão ganhou fama de “artista da fuga” após escapar de um abrigo de animais destrancando a porta da frente e saindo, na Virginia Ocidental, nos Estados Unidos.
Dawson, um pitbull mestiço de cinco anos de idade, escapou de seu cercado e usou os dentes para abrir a porta, desaparecendo durante a noite de 4 de janeiro.
Na manhã seguinte, os funcionários encontraram a porta aberta e desconfiaram de alguma desatenção da última pessoa a sair, o que seria muito incomum.
Nesse dia, o Abrigo de Animais Huntington Cabell Wayne fez uma feira de adoção com seus 130 animais e não percebeu que faltava um dos cães. Cerca de 80 foram adotados, mas Dawson não estava entre eles.
Só quando foram verificar as câmeras de segurança, na manhã seguinte, que perceberam a fuga do animal. “Ele deve ter polegares opositores ou algo assim, porque conseguiu destravar o trinco do portão”, disse Courtney Proctor Cross, diretora do abrigo, ao Washington Post. Após uma inspeção mais detalhada, Cross notou marcas de mordida na fechadura da porta da frente.
Dawson chegou ao abrigo em 31 de dezembro, depois de ser recolhido por agentes de controle de animais. Eles haviam recebido uma denúncia sobre um cachorro abandonado em uma casa. Chegando ao local, encontraram três cães, incluindo Dawson. O administrador da propriedade permitiu a entrada dos policiais e disse para eles levarem os animais. Não havia ninguém em casa no momento da operação. Dawson, segundo Cross, parecia estar bem cuidado, sem sinais de maus-tratos.
LEIA MAIS
Após constatarem a fuga de Dawson, funcionários do abrigo contataram os agentes de controle de animais e iniciaram as buscas, o que incluiu publicar fotos do cão nas redes sociais e distribuição de panfletos. O vídeo da fuga também foi divulgado e logo viralizou, com milhões de visualizações e comentários.
Houve uma grande mobilização para encontrar o animal, mas sem resultado. Dias depois, uma pessoa comentou na página do abrigo em uma rede social que o nome de Dawson era Rufus, e que ele estava em casa em segurança.
Cross descobriu que a pessoa que fez o comentário é amiga do dono de Rufus e entrou em contato. A mulher, então, enviou um vídeo de Rufus para confirmar que se tratava do mesmo cachorro que desapareceu.
A dona do abrigo apurou que o tutor de Rufus estava hospedado na casa quando o controle de animais recebeu a denúncia sobre o cão abandonado. Não há outras informações sobre o tutor ou a sua situação de vida. Segundo a mulher que entrou em contato com o abrigo, “o tutor de Rufus claramente o ama e ficou muito triste por tê-lo perdido”.
Cross disse estar aliviada por Rufus estar seguro agora. E continua impressionada com a inteligência dele.















