Logo R7.com
RecordPlus
RPet

Descoberta de que chihuahua só entende espanhol muda destino de adoção nos EUA

Casal espanhol viu os vídeos virais publicados nas redes sociais e decidiu viajar três horas para conhecer e adotar o cãozinho

RPet|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Chihuahua chamado Nacho encontrou adoção após ficar conhecido por só responder a comandos em espanhol.
  • A descoberta feita pela criadora Monica Matute viralizou nas redes sociais.
  • Novo lar do cachorro é com uma família hispânica em Seattle, que fala espanhol.
  • Nacho agora se chama Rogelio Montoya e se adaptou rapidamente à nova família.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nacho foi encontrado vagando pelo centro de adoção Wags and Walks, em Los Angeles
Nacho foi encontrado vagando pelo centro de adoção Wags and Walks, em Los Angeles Reprodução/TikTok

Um chihuahua que teve dificuldade para se comunicar com sua família adotiva em Los Angeles encontrou um lar definitivo depois que a criadora Monica Matute descobriu que o cachorro só respondia a comandos em espanhol. A situação virou caso viral nas redes sociais e abriu caminho para a adoção do animal por uma família hispânica em Seattle.

O vídeo publicado por Matute no TikTok em setembro mostrou as tentativas frustradas de falar com o cão adotivo, chamado Nacho. As imagens registram o momento em que o comportamento do animal muda ao ouvir a frase “Qué pasé?”. As orelhas se levantam e ele passa a reagir com atenção. A partir daí, Matute começa a testar outras falas em espanhol, como “Vamos lá fora”, “Vamos” e “Quer comer?”, e Nacho reage imediatamente.


“Eu não tinha pensado em perguntar nada a ele em espanhol, o que é irônico, já que ele é um chihuahua”, disse Matute à ABC News. “Comecei a falar com ele em espanhol e ele estava mais animado do que nunca.”

@themobtrio

Our little Latin boy! I hope his previous family is doing okay — Nacho gives me the impression he was previously loved ❤️‍🩹🥺 #fyp #rescuedog #fosterdog

♬ autumn - Gede Yudis

Nacho foi encontrado vagando pelo centro de adoção Wags and Walks, em Los Angeles. A partir da repercussão do primeiro vídeo, Matute passou a publicar registros da rotina com o cão, desde o banho até a primeira noite em que ele dormiu em sua cama. Ela também produziu vídeos para apresentar o cachorro a possíveis adotantes.


“Eu não era a maior fã de chihuahuas”, afirmou em um dos vídeos. “Eu tinha a ideia de que eles eram como nos filmes. Latidores, teimosos e um pouco dramáticos. E não me entendam mal, o Nacho definitivamente é tudo isso, mas, para minha surpresa, é justamente isso que tornou o processo tão divertido.”

Segundo Matute, o cachorro passou por um programa de transferência entre abrigos e foi enviado para a Oregon Humane Society, em Portland. “Nacho literalmente não estaria aqui se não fosse pelo apoio deles”, afirmou a criadora.


Leia mais:

A adoção definitiva ocorreu logo depois, quando Nancy Garza-Harris e o marido, Rick, que vivem em Seattle, viram os vídeos virais e decidiram viajar três horas até Portland para conhecê-lo. Nancy contou à ABC News que o encontro foi imediato. “Rick sentou-se num banco e ele pulou no colo de Rick. Foi tipo ‘Ok, então é isso’.”

Já em Seattle, Nacho ganhou novo nome. Agora se chama Rogelio Montoya, inspirado no personagem Inigo Montoya, do filme “A Princesa Prometida”. Nancy conta que o cachorro se adaptou rapidamente à nova família, que também fala espanhol.


“Não poderia estar mais feliz por ele ter ficado com a Nancy”, declarou Matute.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.