Treinar leitura e desenvolvimento cognitivo: especialistas explicam sobre a relação de pets e crianças
Os profissionais alertam os pais sobre a necessidade de supervisão dos pequenos com os animais e do cuidado com alergias
RPet|André Barbeiro*, do R7
Muitos vídeos que mostram a relação de pets com crianças viralizam todos os dias nas redes sociais. São recorrentes na timeline gravações de bebês que dormem ao lado de cães e publicações em que os filhos estão puxando as orelhas do animal, por exemplo. Porém, mesmo que pareça apenas mais um relacionamento entre bicho e humano, essa aproximação pode trazer grandes benefícios aos pequenos.
Ao RPet, a pedagoga Dayane Millan explica que um ambiente com pets ajuda no desenvolvimento da criança e lhe traz benefícios emocionais, cognitivos e sociais. "Isso os ajuda a desenvolver habilidades de empatia, compaixão e responsabilidade."
"Ter um animal doméstico permite que [as crianças] aprendam a cuidar de outro ser vivo, alimentando-os, dando água, brincando e até mesmo os acalmando quando estão tristes ou doentes. Essas interações podem fortalecer o vínculo afetivo e ajudar as crianças a compreenderem a importância das relações interpessoais saudáveis na vida do humano", continua.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Dayane afirma ainda que os cães e gatos podem ser ótimos motivadores para a leitura. "As crianças podem ler para eles sem medo de serem julgadas. Essa prática fortalece as habilidades de leitura, vocabulário e compreensão, além de aumentar a confiança e autoestima dos pequenos leitores."
Saúde da criança
Livia Romeiro, veterinária especialista em linha de cuidado, comenta a atenção à saúde da criança. "Os pais devem tomar cuidado se o filho tem quadros alérgicos já diagnosticados, já que o pelo do pet pode desencadear mais crises", comenta a médica.
A especialista ressalta que todo tipo de contato que uma criança tem com o pet deve ser supervisionado. "Tanto para proteção da criança quanto para a do animal. Inclusive, existem muitos vídeos dos pequenos puxando as orelhas dos bichos, mas não é indicado que eles façam isso, porque em uma 'brincadeira' dessas, ele pode reagir e machucá-los", comenta Livia.
Pets terapeutas
Fernando Lopes, comportamentalista e adestrador animal, diz que os pets terapeutas motivam uma melhora "substancial" das crianças. "O animal consegue criar uma conexão, principalmente o cão, porque ele consegue entender movimentos e gestos, o que traz segurança para as crianças."
"Gosto de dizer que o pet é o melhor remédio e companheiro que uma criança pode ter", finaliza.
Veja mais: Beijos, roupas, acessórios e mais: 7 coisas que os humanos fazem e os cachorros detestam
*Sob a supervisão de Thaís Sant'Anna