Logo R7.com
RecordPlus
Entre Pets e Beijos

Pelagem do pet revela deficiências nutricionais e até doenças

Pelo opaco, queda excessiva, coceira e até mudança de cor são sinais de alerta

Entre Pets e Beijos|Lidiane Shayuri HayashiOpens in new window

  • Google News

O humanos estão acostumados a perder uma certa quantidade de cabelo diariamente, e principalmente as mulheres notam quando esse número aumenta ou a textura dos fios muda. É o organismo sinalizando que algo precisa melhorar. No caso dos pets não é diferente. Se a higiene estiver em dia com uso de shampoos apropriados e escovação frequente - isso vale para humanos e animais - e ainda assim, as estruturas estiverem prejudicadas, o problema pode ser a alimentação. Quando a dieta não é completa e balanceada, o organismo prioriza funções vitais e deixa pele e pelagem em segundo plano.

A médica-veterinária Mayara Andrade, de Biofresh, marca Super Premium Natural da MBRF Pet, explica que a pele é uma das maiores barreiras de proteção e a pelagem uma importante barreira térmica do organismo do pet. Pele saudável e pelagem bonita não são apenas questões estéticas e sim são indicativos importantes do bem-estar geral de cães e gatos: “Quando o organismo não recebe todos os nutrientes de que precisa, um dos primeiros sinais que pode aparecer é na integridade da pele ou pelos, já que o organismo vai priorizar a nutrição de órgãos vitais como cérebro, coração, rins, intestinos e etc...”.


Já havia pensado que a alimentação influencia diretamente nestes aspectos? Optar por refeições balanceadas, independentemente de ser ração ou alimentação natural é essencial para a saúde dermatológica do animal.

Como escolher os alimentos para seu pet?


A médica veterinária recomenda observar a composição da fórmula. É imprescindível a presença de proteínas de alta qualidade com perfil de aminoácidos essenciais completo e vitaminas e minerais em quantidades adequadas para a saúde geral e da pele e pelagem. “Entre os mais importantes estão os ácidos graxos essenciais (como os ômegas 3 e 6), que ajudam a manter a pele hidratada e a pelagem brilhante, além de vitaminas A, E e biotina. Minerais como selênio, zinco e cobre também atuam como antioxidantes e são importantes pois contribuem diretamente para a integridade da pele. Já as proteínas de alta qualidade são fundamentais, pois os pelos são compostos por cerca de 95% de proteína. Além disso, alguns aminoácidos como a fenilalanina e tirosina, estão correlacionados com a expressão da melanina, estando envolvidos na coloração dos pelos”, explica Mayara.

Agora que você já sabe os pontos inegociáveis na hora de escolher a alimentação do seu amigo patudo, pense que mais que um pelo bonito, o que deve sempre ser levado a sério é a saúde do animal como um todo. Alimentação, atividade física e carteirinha de vacinação em dia proporcionam qualidade de vida e longevidade para seu pet.


Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.