Para ganhar dinheiro na Bolsa não é preciso sorte, mas análise
A rentabilidade das ações de uma companhia depende da performance que a empresa tem
Comece 2021 Investindo|Patrícia Büll, de R7 Conteúdo e Marca
Volatilidade é a palavra que tem marcado os pregões da B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) neste início de 2021. O sobe e desce do Ibovespa – índice que reúne as ações das empresas mais negociadas na B3 – reflete o cenário macroeconômico e político que o país – e o mundo – estão vivendo. Portanto, assim como em outros investimentos, investir na Bolsa não depende de sorte, mas de análise.
Clara Sodré, assessora de investimento da XP Investimentos explica que ao comprar ações, o investidor se torna sócio de grandes empresas. Isso, entretanto, não é garantia de rentabilidade. “O mercado de ações é considerado um investimento de risco. Por isso mesmo, é reservado para aquele investidor de perfil arrojado”, explica.
Você também precisa entender que o risco está relacionado aos ativos em que você investe. Por exemplo: se você compra ações da Petrobras, seu risco está relacionado à Petrobras.
Ganhando dinheiro com ações
Portanto, para quem está começando, a forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. Aquele frenesi de comprar e vender no mesmo dia. Aproveitando o sobe e desse de um ativo deve ser reservado para quem tem muita, mas muita experiência.
No longo prazo, os bons fundamentos das empresas tendem a prevalecer e assim, também a valorização. Uma empresa com histórico de crescimento contínuo terá sempre grande demanda por suas ações, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preços crescentes. Identificá-las é o desafio do investidor. E aqui a XP pode ajudar.
Ao abrir uma conta na XP você terá acesso a um(a) assessor(a) de investimento exclusivo (a), responsável em apresentar oportunidades de ativos de acordo com seus objetivos. A XP também cruza os dados de suas operações e com o seu perfil de risco para sinalizar sobre possíveis divergências. Você também tem relatórios de oportunidades com recomendações dos analistas da XP com base nas principais estratégias e análises do mercado. E finalmente, carteiras recomendadas com um conjunto de ativos para maximizar o resultado de uma determinada estratégia. Muitos destes relatórios e recomendações também podem ser acessados aqui.
Como comprar ações
Comprar uma ação na XP é bem prático. O primeiro passo é abrir gratuitamente uma conta clicando aqui. Feito isso, basta escolher uma das plataformas de negociação disponíveis, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil. Você pode utilizar o Home Broker, que é uma plataforma web, o aplicativo XP Mobile ou a plataforma desktop XP Pro. Todas elas gratuitas.