Protetora pede ajuda após resgate de 50 gatos: 'estão todos comigo'
Ana Paula mora em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, e criou uma campanha de solidariedade para cuidar dos animais
Virtz|Alex Gonçalves, do R7*
Ana Paula Cezário, 43 anos, mora em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, e desde 2010 atua como protetora dos animais. Conhecida no bairro, ela passou a ser procurada por moradores que buscam ajuda para o acolhimento de animais abandonados nas ruas.
Com pouco recurso, hoje, Ana Paula, abriga 50 gatos resgatados em sua casa. “Estão todos comigo!”, diz. Para conseguir cuidar dos animais, ela criou uma campanha de solidariedade na internet.
“São animais que recolhi que estavam em uma situação extrema, muito machucados — alguns foram atropelados ou jogados na beira de córregos”, explica.
Segundo a cuidadora, todos os felinos são castrados e vacinados, além de contar com o apoio de médicos veterinários.
Leia também
Após resgatar e cuidar da saúde dos animais resgatados, Ana Paula colocava para adoção, mas para a sua tristeza, muitas vezes reencontrava os gatos nas ruas. "As pessoas adotam, mas não querem cuidar. É muito triste todo o processo de resgate desse animal, que já havia sido descartado por alguém em algum momento e vendo a cena se repetir, decidir adotá-los. Por isso estão comigo, por amor a vida", desabafa emocionada.
Com a pandemia da Covid-19, a protetora acabou perdendo seu emprego, sua principal fonte de renda. “Sempre consegui oferecer ração de boa qualidade e uma boa assistência para os meus animais, mas agora tudo esta muito difícil. Quem me conhece sabe que nunca fui de sair pedindo ajuda”, desabafa.
Com a arrecadação a protetora deseja manter o acolhimento dos gatos, como também para e ajudar no resgate e cuidado dos animais acidentados, que se depara na região.
Animais na periferia
Simone Molinari, é supervisora escolar, mas também luta contra ao abandono de animais. “O que mais a gente vê, principalmente nas ruas das periferias, são cachorros abandonados”, diz. "Vemos que pessoas deixam os bichinhos aqui em Guarulhos, uma forma deles não conseguirem voltar para casa."
Sensibilizada com a situação, Simone criou uma campanha de arrecadação na internet para custear a alimentação de mais de 130 cães que vivem em um terreno abandonado até eles poderem ser resgatados ou adotados.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder