Times de várzea arrecadam 4 ton em doações na zona norte de SP
Ações ajudam 500 famílias que vivem do esporte e perderam renda com a pandemia da covid-19, calcula associação dos clubes do Campo de Marte
Virtz|Cesar Sacheto, do R7
A Associação dos Clubes Mantenedores da Área de Esportes, Lazer e Cultura do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, anunciou nesta teça-feira (21) a arrecadação de aproximadamente quatro toneladas de doações para atender às famílias que vivem do futebol de várzea da cidade e foram impactadas pela paralisação das competições em função das medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
Leia também: Galeteria de SP doa marmitas para 400 famílias em Paraisópolis
Os donativos - alimentos e produtos de higinene, entre outros itens -, recebidos após uma campanha mobilizada por meio das redes sociais, foram entregues em várias comunidades da região e devem beneficiar diretamente cerca de 500 famílias, calcula o procurador federal aposentado Otacílio Ribeiro, presidente da associação do complexo esportivo do Campo de Marte - que reúne os clubes Baruel, Cruz da Esperança, Paulista, Pitangueira e Sade -, responsável por organizar a ação.
"A campanha foi muito produtiva e sentimos a sua grande valia. Pois, em nossas entregas nas comunidades, sentimos pessoalmente que o povo pobre da periferia é o mais atingido pelas consequências do vírus. E também sentimos muito orgulho da nossa várzea pela sua solidariedade. Estamos gratos pelos doadores, muitos deles pessoas pobres, mas solidárias", enfatizou.
Leia também
De acordo com a estimativa de Otacílio Ribeiro, a união dos cerca de cinco mil times da várzea paulistana proporcionou a coleta de aproxidamente 30 mil toneladas de produtos, quantidade que deverá ser distribuídas a 300 mil famílias.
"Na várzea, temos times arrecadando, em média, 100 kg [de produtos]. Muitos recolhem conjuntamente. Lá, no complexo [dos times do Campo de Marte], os times da Copa Casa Verde recolheram 700 kg no sábado passado [17 de abril]", complementou o dirigente da associação de times de várzea do Campo de Marte.