Universal ajuda famílias afetadas pelas enchentes com comida, água e roupas em Alagoas
"S.O.S Chuvas" já doou 10 toneladas de alimentos, 4.500 marmitas, 1.800 kits de higiene e 6.200 peças de roupas para os desalojados
Virtz|Do R7
Logo no primeiro fim de semana de julho, Alagoas registrou a maior enchente do estado desde 2010. Por meio da campanha "S.O.S Chuvas Alagoas", os voluntários do Unisocial EVG estão arrecadando e distribuindo donativos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas.
O pescador Fernando Sabino de Oliveira conta que foi muito afetado pela enchente. “Perdi tudo que tinha na minha casa: geladeira, guarda-roupa, cama, sofá. Só consegui salvar uma cama e algumas peças de roupa. Durante a desocupação das nossas casas, contamos muito com a ajuda do Unisocial EVG, que chegou com cestas básicas, kits de higiene e alimentação para a população. Me sinto muito grato!”
Mais de 61 mil pessoas continuam em situação de desabrigo e desalojadas devido às chuvas e enchentes que aconteceram no início de julho, informou a Defesa Civil de Alagoas nesta terça feira (12).
Os voluntários do Unisocial EVG têm levado donativos a munícipios em situação de emergência, como é o caso de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares, Viçosa e Teotônio Vilela.
Até o momento, o programa social já doou mais de 10 toneladas de alimentos, 4.500 marmitas, 3.000 litros de água, 6,2 mil peças de roupas, 1,8 mil kits de higiene, 520 calçados e 282 lençóis.
A empresária e voluntária Daniele Bernardo relata que a situação das famílias afetadas é crítica e de muita tristeza. Mas, ainda assim, quando recebem o amparo do programa social, elas "ficam com um brilho nos olhos e passam a ter esperança".
Essa não é a primeira vez que o programa social ampara os alagoanos. Em junho, os voluntários distribuíram mais de 70 toneladas de suprimentos, 1,8 mil garrafas de água, 3 mil peças de roupas, 900 pares de calçados, 3 mil refeições e 4 mil lanches.
Segundo o responsável pela ação, Francisco de Assis, por meio das iniciativas do Unisocial EVG, as vítimas se sentem acolhidas, "não somente pelo prato de comida, roupa ou qualquer outro donativo, mas porque elas percebem que não somos apenas mais uma instituição que se dispôs a ajudar, mas que levamos uma palavra de esperança a elas, mostrando que ainda que tenham perdido tantas coisas, não perderam o mais importante que é a vida, e que elas vão poder recomeçar".
Interessados em colaborar com essa causa, podem levar a contribuição a um templo da Universal em Alagoas. Será bem-vinda a doação de itens como alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene.