Frio na Flórida deixa iguanas imobilizadas em ruas e gramados
Animais aparentam estar congelados, mas poderão retomar movimentos com o aumento gradual da temperatura
Bichos|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Imagens feitas na Flórida, nos Estados Unidos, mostram iguanas em um momento inusitado: deitadas imobilizadas na grama e em calçadas após uma queda na temperatura no estado americano.
Em uma publicação em seu site, a Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC, na sigla em inglês), explica que isso se dá porque períodos prolongados de frio podem fazer com que répteis e anfíbios, incluindo as iguanas-verdes, entrem em um estado semelhante à letargia.
Nessa condição, os animais perdem temporariamente o controle muscular, aparentando estar “congelados” e podendo até mesmo cair das árvores. Assim, ela não está ligada a chuvas, ou outras condições climáticas, mas, sim, a uma reação fisiológica dos próprios animais ao frio.
LEIA MAIS
Muitas iguanas encontradas no chão não estão mortas, apesar de parecerem à primeira vista. Com o aumento gradual da temperatura, elas podem retomar os movimentos.
Autoridades ambientais se mobilizaram diante da situação, já que a imobilidade deixa os animais expostos a atropelamentos, ataques de predadores e ferimentos.
A FWC lançou uma campanha para o recolhimento dos animais afetados. A iniciativa autoriza que moradores capturem e transportem as iguanas até determinados locais, ainda que não tenham licença para isso.
Considerada uma espécie invasora na Flórida, mais de 600 espécies não nativas de iguanas já foram registradas no estado. A maioria foi acidentalmente introduzida como clandestinas em navios de carga, podendo pesar até 7,5 kg e ter mais de 1,5 metro de comprimento.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














