Indonésia utiliza elefantes para remover destroços após enchentes devastadoras
Foram enviados quatro elefantes treinados para atuar em trechos da província de Aceh, no norte de Sumatra
Bichos|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Indonésia mobilizou elefantes de Sumatra para apoiar as operações de acesso e limpeza em áreas atingidas por enchentes e deslizamentos que deixaram mais de 1.200 pessoas mortas ou desaparecidas. A informação foi confirmada pelas autoridades indonésias nesta terça-feira (9).
A Agência de Conservação de Recursos Naturais (BKSDA) enviou quatro elefantes treinados para atuar em trechos da província de Aceh, no norte de Sumatra. As inundações destruíram estradas e impediram a circulação de máquinas pesadas. Segundo a Kompas TV, os animais foram direcionados para áreas onde o equipamento convencional não conseguia chegar.
LEIA MAIS
Segundo Hadi Sofyan, da BKSDA, os elefantes irão desobstruir caminhos bloqueados, transportar suprimentos e auxiliar nas buscas por moradores desaparecidos após as enchentes.
Elefantes já foram usados em outras situações de desastres, incluindo o tsunami de 2004, quando foram utilizados para remover destroços em comunidades devastadas de Aceh.
“Com base em operações anteriores, os elefantes são altamente eficazes na remoção de grandes obstáculos que as máquinas não conseguem alcançar”, disse Sofyan.
As chuvas intensas que atingem o país provocaram deslizamentos e enchentes em diversas regiões. A Agência Nacional de Gestão de Desastres informou que mais de 3,2 milhões de pessoas foram afetadas e que mais de um milhão foram deslocadas para locais seguros nas províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh.














