Logo R7.com
RecordPlus
R7 Viva a Vida

Tartarugas fêmeas pulam de penhasco para evitar agressão sexual dos machos, diz estudo

Cientistas estimam que a última fêmea da ilha Golem Grad, na Macedônia, morrerá em 2083 devido ao comportamento da espécie

Bichos|Do R7

  • Google News
Fêmeas assediadas têm taxas de sobrevivência menor e se reproduzem menos Pexels

Durante uma pesquisa realizada na ilha de Golem Grad, na Macedônia do Norte, cientistas observaram um desequilíbrio na espécie de tartarugas-de-hermann: há cerca de 19 machos para cada fêmea. Isso porque os animais do sexo feminino estariam pulando de penhascos para evitar agressão sexual de parceiros.

O estudo, publicado na revista Ecology Letters, analisou dados dos últimos 16 anos e concluiu que, caso esse tipo de comportamento continue, a última fêmea da ilha morrerá em 2083.


LEIA MAIS

Em matéria publicada no jornal The New York Times, Dragan Arsovski, um dos autores do estudo, explicou que as fêmeas acabam “soterradas” por machos durante o acasalamento. Algumas, inclusive, apresentaram ferimentos genitais.

“Se chocam, mordem (às vezes a ponto de causar sangramento), montam e, por fim, cutucam vigorosamente as fêmeas em fuga”, explicou o especialista.


Ao observar como os machos avançavam nas fêmeas, Arsovski realizou um experimento que consistia em colocar tartarugas de diferentes regiões em um recinto com um penhasco simulado. Enquanto as fêmeas do continente eram empurradas por machos, as da ilha pulavam voluntariamente.

As tartarugas assediadas também demonstraram maior estresse, o que poderia prejudicar a evolução da espécie. As fêmeas de Golem Grad têm taxas de sobrevivência menor do que as do continente. Além disso, elas se reproduzem menos.


“As fêmeas assediadas ficam emaciadas, reproduzem-se com menos frequência, produzem ninhadas menores e têm taxas de sobrevivência anual mais baixas em comparação com fêmeas de uma população continental vizinha”, diz um trecho da pesquisa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.