Conheça as PICs, terapias que previnem doenças e fazem bem à saúde
Yoga, acupuntura e meditação são algumas das práticas
Equilíbrio para uma vida mais saudável|Do R7 Conteúdo e Marca
Você já ouviu falar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), disponíveis gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? São atividades de apoio a tratamentos médicos nos âmbitos da Atenção Básica, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos atendimentos especializados, conforme define o Ministério da Saúde.
Ou seja, não substituem o tratamento tradicional. Funcionam como um suplemento de cuidado à saúde. Além disso, priorizam a qualidade de vida e podem atuar na prevenção de doenças, promoção e manutenção da saúde.
Baseadas em teorias e experiências de diferentes culturas, como as orientais, as PICs são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e podem ser feitas de forma individual ou coletivamente. No Brasil estão disponíveis mais de 20 práticas (em quase 54% dos municípios), entre elas:
• Yoga
Prática corporal e mental utilizada como técnica para controlar o corpo e a mente. Pode contribuir para a redução do estresse, equilíbrio do sono, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da capacidade de concentração
• Tai Chi Chuan
Nasceu como arte marcial. Combina movimentos do corpo para promover a circulação da energia vital do corpo
• Acupuntura
Estimula pontos espalhados por todo o corpo por meio da inserção de finas agulhas. Pode ajudar na diminuição da dor em casos de fibromialgia, de acordo com estudos.
• Meditação
Consiste em treinar a focalização da atenção e a diminuição do pensamento repetitivo. Amplia a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo-mente-emoções
• Musicoterapia
Utiliza a música e elementos como o ritmo, melodia e harmonia para facilitar a promoção da comunicação, no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou de um grupo
• Ayurveda
Tratamentos do tipo utilizam técnicas de relaxamento, massagens, plantas medicinais, minerais, posturas corporais, entre outros, buscando o equilíbrio do organismo e para prevenir doenças
• Biodança
Prática corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, buscando o equilíbrio físico e emocional e aumentando a resistência ao estresse, por exemplo
Procure a unidade básica de saúde próxima da sua casa para saber mais sobre as PICs. Ou acesse o site da Secretaria de Saúde do município onde você mora e confira as práticas disponíveis.
Finn, equilíbrio para uma vida mais saudável.
Referências consultadas:
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde de A a Z [Internet]. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares>. Acesso em: nov., 2021.
Brasil. Ministério da Saúde. Agência Saúde [Internet]. Cresce 46% procura por Práticas Integrativas Complementares no SUS. 15 março, 2019. Disponível em: <https://antigo.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45294-cresce-46-procura-por-praticas-integrativas-no-sus-2>. Acesso em: nov., 2021.
Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde – ObservaPICS; Fundação Oswaldo Cruz [Internet]. PICS: Presença/Modalidades/ Na Saúde Pública/As 29 Práticas/Resultados. Disponível em: <http://observapics.fiocruz.br/pics/>. Acesso em: nov., 2021.