Baixa produtividade e procrastinação de colaboradores afetam ambiente de trabalho
Nesta anedota bem-humorada você conhecerá o Enrolilson, o funcionário que jamais faz hoje o que pode deixar para amanhã!
Numa bela segunda-feira, Enrolilson chega pontualmente às nove no trabalho (embora seu horário seja às 8h45). Sua primeira tarefa é interagir com os colegas, claro! Em seguida, checa seus e-mails e atualiza suas redes sociais.
Passada meia hora, ele está pronto para pegar no batente, mas recebe um WhatsApp no grupo da balada suspendendo o happy hour de sexta. Indignado, ele busca mais informações. “Quem cancelou? Por quê? Tem alguma coisa que eu possa fazer a respeito?” Quando o assunto é diversão, Enrolilson não brinca em serviço.
Só que, de tanto teclar no celular, dia após dia, ele sente que a LER (lesão por esforço repetitivo) está mandando seu recado. Ele precisa de uma licença para se recuperar. Que chato! Mas é claro que isso não vai impedir que ele continue teclando em casa, não é mesmo?
Quando se dá conta, já é meio-dia e é claro que não compensa começar nenhuma de suas diversas tarefas, afinal, Enrolilson gosta de terminar o que começa. Decide que é melhor almoçar primeiro e voltar “no gás”.
Às 13h15, Enrolilson volta. Está um pouco atrasado, é verdade, mas é porque não se sente muito bem. Está um pouco devagar, indisposto, afinal, o almoço faz isso com as pessoas. Mas ele é profissional e logo pensa numa solução: vai tomar um café para dar aquela renovada!
O chefe de Enrolilson – que não tem “semancol” – vai à sua procura no cantinho do café. Que inconveniente... São duas da tarde e ele quer saber do relatório que Enrolilson não entregou pela manhã. Puxa vida, esse cara não pode ver ninguém feliz?
Enrolilson se recompõe de sua indignação lembrando que é um expert em justificativas. Mesmo sob a pressão da cobrança, em alguns minutos ele convence o chefe de que amanhã, sem falta, o relatório estará prontinho. Ele está se empenhando ao máximo para fazer o melhor e isso leva tempo, sejamos pacientes.
E, por falar em tempo, o relógio não dá trégua. Já são quase três horas e vai começar a reunião semanal. Enrolilson não se preocupa em levar sugestões, pois ele tem na ponta da língua todas as piadinhas que a turma adora. Suas tiradas são sempre o ponto alto da reunião, tanto que seus colegas até esquecem do tema principal. Reuniões com Enrolilson são sempre um sucesso. Enrolilson é o cara!
Com todo mundo de bom humor, nosso amigo aproveita e pede para um colega fazer o tal relatório, afinal, quem vai negar alguma coisa para um cara tão legal? Enrolilson deixa as dependências da empresa com a sensação do dever cumprido. Mais uma segunda-feira que ele arrebenta!
Você tem a impressão de que conhece o Enrolilson de algum lugar?
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.