Cinco provérbios de ouro para a vida financeira em 2026
Veja como a sabedoria milenar do rei mais próspero da História pode influenciar positivamente suas finanças no ano novo

O Livro de Provérbios, tradicionalmente atribuído ao rei Salomão (990 a.C. – 931 a.C.), contém cerca de 915 versículos, divididos em 31 capítulos. Embora escritos há quase três mil anos, os provérbios do rei mais próspero que já existiu parecem mais atuais do que o jornal de amanhã.
Apesar de não sabermos o que o futuro nos reserva, uma coisa é certa: há uma chance muito maior de que aquilo que sempre funcionou continue funcionando amanhã. Com base nisso, confira as dicas fundamentadas em cinco ensinamentos para um ano novo mais próspero.
• Atitude X discurso – Provérbios 14.23: “Em todo trabalho há proveito; mas ficar só em palavras leva à pobreza.”
Quantas pessoas você conhece que falam muito, mas fazem pouco? Talvez você viva contando seus projetos para os outros sem se dar conta de que isso pode mais atrapalhar do que ajudar. Atitudes valem mais do que qualquer discurso, por isso, foque em trabalhar, fazer e agir e suas ações por si só contarão a sua história.
• Paciência X ansiedade – Provérbios 13.11: “A riqueza obtida às pressas diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.”
Vivemos na cultura do imediatismo e a ansiedade por ganhar dinheiro rápido tem sido a ruína de muitos. Pressa e falta de conhecimento são um campo fértil para fraudes e golpes. No novo ano, decida poupar todos os meses, ainda que seja pouco, pois o hábito constante de “ajuntar com o próprio trabalho” renderá os melhores frutos.
• Prudência X ingenuidade – Provérbios 11.15: “Certamente sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho; mas o que aborrece a fiança estará seguro.”
Cerca de 72 milhões de brasileiros estão inadimplentes, o que representa quase metade da população adulta do país. Parte dessas pessoas se endividou contraindo empréstimos e financiamentos; e outra parte atuando como fiadora, emprestando cartões ou o próprio nome. Muitos cedem por medo de perder a amizade, porém, além de ficar com a dívida, a amizade não resiste aos aborrecimentos. Prefira emprestar dinheiro, pois é melhor perder o que se tem do que arriscar até o que não tem.
• Razão X sentimento – Provérbios 14.30: “O coração tranquilo é a vida da carne; mas a inveja é a podridão dos ossos.”
Por mais constrangedor que seja, todos devemos admitir que sentimos inveja, afinal, é um sentimento inerente ao ser humano. Em época de redes sociais, a inveja atinge a saúde mental e financeira, pois muitos gastam o que não podem para fazer ou ter o que “todo mundo tem”. Se você entrou nesse ritmo, que tal fazer um “detox” das redes? Reconhecer que temos um problema é o primeiro passo para resolvê-lo.
• Confiança X medo – Provérbios 16.3: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.”
O futuro costuma trazer sentimentos ambivalentes: expectativa, esperança e otimismo, insegurança, dúvida e medo. A ansiedade cresce quando percebemos que não temos qualquer poder sobre o que virá. Porém, o provérbio aconselha a confiarmos as nossas obras no Senhor, o único que não apenas sabe, mas tem o controle sobre o que virá e o poder de estabelecer nossos pensamentos.
Costuma-se desejar que o ano novo traga dias melhores, mas a verdade é que eles só virão se trabalharmos para isso. Feliz 2026!
Tradução utilizada: ACF (Almeida Corrigida Fiel) – domínio público














