Carbonara é tão famoso que foge de data fixa; saiba como fazer
Veja receita de como usar o molho famoso italiano em outros preparos
Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili e Aline Sordili
![Rigatoni alla carbonara, do menu especial do Daje Roma](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/CXWOPB7WHZK23BTGQJY73LJLLM.jpg?auth=bf936e6a80ae5b881fd1cc6e3cc136342a8555f0aaeaf3c5460f3bd2daaa4dc5&width=771&height=419)
O carbonara tem origem incerta, como todos os pratos famosos e populares do mundo. Acreditam que ele poderia ter sido criado na região de Lazio, na Itália, como uma evolução da massa cacio e ova (queijo de ovelha ou cabra com ovo). Há também quem aposte que a receita ficou famosa por alimentar os carvoeiros italianos, daí o nome carbonara (carvão = carbone).
Ou ainda que era feita sobre grelhadores de carvão. E também há quem diga que o contraste gerado pelo guanciale picadinho e pela pimenta-preta lembram pequeninos pedaços de carvão.
Fato é que, se juntarmos todas as lendas, temos a receita do carbonara como a conhecemos hoje. Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta italiana.
A fabricante de massa Barilla fez um comercial certa vez explicando a popularidade desse molho. Foi no fim da Segunda Guerra Mundial, quando um cozinheiro tinha apenas ovos e poucos ingredientes para alimentar toda uma tropa. Os ovos e o bacon teriam sido doados por soldados americanos, os mesmos que levaram a receita para casa e a tornaram popular nos Estados Unidos depois da guerra.
O dia do carbonara só acontece em 6 de abril, mas o Daje Roma está promovendo edições especiais para celebrar essa criação tão amada e popular: ovo, queijo pecorino, pimenta e guanciale (tá bom... pode colocar bacon ou pancetta se não tiver guanciale).
“Servimos muitos carbonaras por mês e concordamos que esta é uma receita boa demais para ser celebrada apenas uma vez ao ano”, conta o restauranter Leo Marigo, que também comanda o Evvai e o Petros Greek Taverna.
Nesse dia 29 de novembro, o menu terá entradas com carbonara, como o alho-poró confitado à carbonara e a beterraba carbonara. A trufa entra para dar mais charme e sabor ao spaghetti alla carbonara.
RECEITA
Alho-poró carbonara
Creme carbonara
100 g de gema
80 g de pecorino
30 g de guanciale
Misture gema e pecorino.
Frite o guanciale e reserve.
Cozinhe a pasta carbonara em fogo baixo até ter a consistência de um creme liso e brilhoso.
Alho-poró confitado
3 alhos-porós
30 g de azeite
20 g de manteiga
10 g de tomilho
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Corte o alho-poró, somente a parte branca, ao meio, tirando apenas a raiz.
Colocar em um saco a vácuo todos os ingredientes.
Cozinhar tudo em uma panela fervente por sete minutos.
Tirar do saquinho e grelhar o alho-poró em frigideira bastante quente dos dois lados.
Montagem
Dispor o alho-poró no prato do lado um do outro e colocar o creme e o guanciale em cima.
Serviço: @dajeroma_sp | Rua Mateus Grou, 19, Pinheiros | São Paulo, SP
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.