Ceias e receitas de Natal e Ano-Novo para você se inspirar
Oito receitas diferentes para sair do lugar-comum nas festas de fim de ano
Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili e Aline Sordili
Ceias de Natal e Réveillon fazem parte de uma tradição de muitos séculos. O peru herdado da cultura dos Estados Unidos, o bacalhau e a rabanada vindos de Portugal e por aí vai. Cada família colocando seu toque particular para celebrar essas datas.
Além de manter a sua tradição e da sua família com aquele prato que não pode faltar, sou a favor de trazer um pouco do Brasil para as ceias: respeitar o nosso calor, o nosso paladar e colocar ingredientes regionais na mesa. No Natal e no Ano-Novo é permitido comer muito. Todo mundo come o que quer e quanto quer, até ficar enfastiado.
As ceias são as principais celebrações do ano. É um momento especial para reunir a família e os amigos. Para que tudo saia perfeito, é importante se planejar e seguir algumas dicas:
• faça uma lista de convidados;
• escolha o cardápio (e nesse post você vai encontrar cardápios e receitas para se inspirar);
• faça uma lista de compras e faça as compras com antecedência;
• prepare a cozinha (tire as louças e os copos dos armários e veja se estão limpos);
• cozinhe com antecedência;
• decore a casa;
• faça uma playlist.
Conversei com vários chefs, e a ideia deste post é trazer para você, além das receitas, sugestões de cardápio para inspirar. Vou também dar umas dicas de pratos e estrutura de ceia para você pensar num cardápio diferente nas suas comemorações:
• troque a salada de maionese de batata por uma de lentilhas com dill;
• crie uma salada de grãos, com trigo e legumes picados. Vale também colocar frutas secas;
• troque nozes e castanhas por frutas frescas da época;
• dê um colorido no arroz, cozinhando com açafrão ou cúrcuma;
• coloque passas no arroz, sim. Se não gosta de passas, coloque cenoura e/ou vagem picadinhas, refogadas e temperadas, e leve para cozinhar junto. Ervilhas também são uma boa pedida;
• pense em um peixe assado no lugar do bacalhau ou dos pesados e caros cordeiro, pernil etc.;
• use receitas que você já sabe fazer ou que sejam fáceis de preparar;
• aproveite as ofertas de supermercados e hortifrútis;
• dê o seu toque pessoal a uma receita clássica, como fez o chef Leonardo Martins, do Santa Pausa, que caramelizou as maçãs do salpicão (receita abaixo);
• os convidados também devem trazer pratos que vão compor a ceia. Idem para as bebidas.
O chef Cony Pinheiro, do Restaurante Ema, tem boas memórias de seus tempos de criança no Natal e tenta passar isso para seu cardápio. “Era a época de comer tudo que eu gostava: uma farofa bem temperada, o bolo preferido da minha avó, e o pernil com batatas não podia faltar”, diz ele. “Então, sempre foi uma ceia simples, porém original, porque reunia os pratos preferidos de cada um. Uma ceia simples encanta e cria histórias.” Ele deixa para a gente uma receita de cuscuz marroquino de Natal e um bolo de canela (abaixo).
João Belezia, personal chef, tem bastante experiência em criar cardápios de festas por encomenda. Neste ano, suas receitas criativas também poderão ser encontradas no Natal e no cardápio de Ano-Novo, como a salada da sorte (grãos, lentilhas e frutas secas), lahoud salad (ervas frescas, pepino, rabanete, grão-de-bico e amendoim tostados), quatro tipos de massa e cinco opções de pratos principais, que passam por tudo: carne, peru, porco e bacalhau.
Já os doces são um capítulo à parte: vamos do clássico tiramisù ao banoffe e cheesecake. Também passamos para a pecan pie, feita com nozes-pecã. Para os leitores deste blog, o chef João Belezia deixa a receita de salada de bacalhau com risoni, que é servida como salada e como principal, já que reúne massa e proteína.
No Brodo Restaurante, em São Paulo, o chef Marcelo Vaz também decidiu dar uma mãozinha para quem não quer cozinhar, mas gosta de um cardápio italiano: brie folhado, focaccia, caponata (receita abaixo) e sardella.
E como a data pede, outros pratos também estarão disponíveis para encomenda tanto no Natal como no Réveillon. Os clientes podem encomendar o tradicional cuscuz paulista de palmito, terrine de queijo de cabra com tartar de figo e romã, o caríssimo bacalhau aparece em uma salada de preço mais acessível.
Para os principais, além dos tradicionais peru, chester e tender, a Itália volta ao cardápio com braciole (bife rolê), acompanhado de abacaxi, lombo suíno marinado em espumante e ervas aromáticas, recheado de picanha suína moída e bacon em fatias.
Além dos acompanhamentos e as tradicionais massas do Brodo, as sobremesas fecham a ceia. E o chef deixou para a gente a receita de cocada cremosa (abaixo), mas também vai aceitar encomendas de cheesecake, tiramisù e musse de chocolate.
O Jacarandá Restaurante vai ter um menu mais leve e mais festivo e só para o Ano-Novo. Quem quiser passar na casa, vai desembolsar R$ 380, enquanto crianças pagam metade. No dia 31 de dezembro, o menu terá amuse, entrada, principal e sobremesa.
Nos amuse e entrada, pão do campo na brasa, queijo bursin de ovelha, compota de figo e vinho do porto, castanhas caramelizadas com especiarias, copa curada, escabeche de pimentões e vitello tonatto — lagarto de vitelo defumado, molho tonnato, alcaparrones, rúcula selvagem, pinolli, broto de salsa, azeite de salsa e siciliano.
Para o prato principal, os clientes podem optar entre paleta de leitão assado e arroz de polvo com lulas e lagostins. Na sobremesa, pan perdu, compota de figos secos, figos na brasa, calda de solera, sorvete de nata e zabaglione.
Considerada uma das grandes vistas de São Paulo, o The View Bar também vai ter também um menu vegano, além dos pratos mais tradicionais, na virada de Ano-Novo. O cardápio vegano vai ter guacamole, mix de cogumelos, conchiglioni com pesto de rúcula e manjericão e ragu de funghi secchi e tartar de beringela com crispy de folha de arroz. Só dá para descobrir que é vegano se prestarmos muita atenção.
O chef Paulo Gonçalves recomenda bolos e pães natalinos e pães doces de fermentação natural, sem conservantes e sem essências artificiais. Na padaria dele, em São Paulo, ele faz uma “volta ao mundo” de sabores: stolen (pão natalino alemão recheado com frutas e marzipã); pain d'épice (bolo francês natalino com especiarias), além do pão espelta com figos turcos e amêndoas e bolo de frutas (receita abaixo).
RECEITAS
Salpicão com maçã verde caramelizada e chips de mandioquinha, do Santa Pausa
Ingredientes:
500 g de peito de frango
1 dente de alho triturado
1/2 cebola (média) triturada
1 colher de chá de sal
1 pitada de páprica defumada
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de orégano
suco de 1 laranja
3 colheres de sopa de manteiga
1 maçã verde em lâminas
5 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa (rasas) de manteiga
2 colheres de sopa de shoyu
1 cenoura média ralada
½ xícara de uva-passa preta
½ xícara de vinho branco
¼ xícara de água
200 g creme de ricota
100 g creme de leite
20 g mostarda dijon
15 g azeite
1 g pimenta-do-reino
1 colher de chá salsinha picada
1 pacote de mandioquinha chips
Modo de preparo:
Comece temperando o peito de frango com alho, cebola, sal, páprica defumada, pimenta-do-reino, orégano, suco de laranja e a manteiga. Em seguida, envolva-o em papel alumínio e coloque-o para assar no forno por cerca de 40 minutos. Depois de frio, desfie-o e reserve.
Para caramelizar as maçãs, coloque em uma frigideira a manteiga, as maçãs cortadas em lâminas, o mel e o shoyu. Assim que elas ficarem levemente macias, já pode desligar o fogo e reservar.
Segredo do chef: deixe as uvas-passas de molho no vinho branco e um pouco de água para ficarem bem macias.
Enquanto os preparos esfriam, hora de preparar o creme. Uma mistura de creme de ricota com creme de leite, mostarda dijon, azeite e pimenta-do-reino vai envolver todos os ingredientes e deixar uma textura aveludada com sabor suave.
Misture o frango, as maçãs, a cenoura ralada, a uva-passa com o creme. Salpique a salsinha e coloque os chips de mandioquinha por cima. Na Santa Pausa, o salpicão é servido com um mix de folhas verdes.
Caponata, do Brodo Restaurante
Ingredientes:
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 abobrinha
1 berinjela
1 cebola
2 dentes de alho
1/4 xícara de uva-passa branca
sal e pimenta a gosto
azeite extravirgem
Modo de preparo:
Pique o alho e reserve. Higienize os vegetais e tire a semente dos pimentões. Pique todos os vegetais no mesmo formato. Coloque-os em uma forma, acrescente azeite, sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos, mexendo de vez em quando. Tire do forno, acrescente a uva-passa e acerte o sal. Sirva gelada com torradinhas.
Salada de bacalhau com risoni, do chef João Belezia
Ingredientes:
200 g de bacalhau cozido em azeite e em lascas
50 g de azeitonas pretas em tirinhas
150 g de risoni (massa de macarrão no formato de arroz)
200 g de tomate maduro sem sementes e cortado em cubos pequenos
folhas de manjericão verde e roxo
raspas de um limão-siciliano
50 ml de azeite extra virgem
sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Em uma panela com água fervente, salgada e abundante, cozinhe o risoni "al dente". Escorra, adicione parte do azeite e junte o bacalhau em lascas, misture bem e deixe esfriar. Adicione o tomate em cubos, as folhas de manjericão, as raspas de limão e por último as tirinhas de azeitonas pretas. Acerte o tempero e finalize com mais azeite. Sirva resfriado como salada.
Cuscuz Marroquino de Natal, do chef Cony Pinheiro, do Ema Restaurante
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
2 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de mix de nuts (castanha de caju, nozes, amêndoas, amendoim e uva-passa), picados
1 xícara (chá) de folhas de coentro
1 cebola roxa em lâminas
1 limão-siciliano (suco e raspas)
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
1. Em uma chaleira, leve a água para ferver em fogo alto.
2. Enquanto isso, transfira o cuscuz para uma tigela e adicione o sal.
3. Quando a água estiver fervendo, regue o cuscuz, misture com um garfo e abafe com um prato.
4. Deixe hidratar por cinco minutos.
5. Após o tempo de hidratação, solte o cuscuz com um garfo e acrescente o coentro, a cebola e o mix de nuts.
6. Adicione o suco do limão e o azeite. Misture bem.
7. Finalize com folhas de coentro e raspas do limão.
Peru Recheado com farofa, do Brodo Restaurante
Ingredientes
Para o peru:
1 peru
2 ramos de tomilho
1 ramo de alecrim
1 cebola grande
2 dentes de alho
600 ml de cerveja
Para a farofa:
700 g de farinha de mandioca
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura pequena ralada
½ xícara de azeitona
½ xícara de bacon picadinho
1 colher de manteiga
Azeite a gosto
Sal e cheiro-verde a gosto
Modo de preparo:
Deixe o peru marinando de um dia para o outro na cerveja com as ervas, a cebola e o alho.
Faça a farofa: frite o bacon e reserve. Na mesma panela da fritura do bacon, coloque a manteiga e um pouco de azeite. Doure a cebola, o alho e acrescente a cenoura. Com a cenoura murcha, acrescente a farinha e mexa até dourar a farinha. Acrescente o bacon frito, a azeitona e o cheiro-verde. Acerte o sal e deixe esfriar.
Tire o peru da marinada e recheie com a farofa já resfriada. Envolva-o no papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente duas horas (ou até que esteja cozido). Tire do forno, passe uma camada de manteiga e volte ao forno, sem o papel alumínio, para dourar.
Bolo de canela com doce de leite, do chef Cony Pinheiro, do Ema Restaurante
Ingredientes:
4 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de fermento químico
Para o recheio:
1 caixinha de creme de leite
200g de doce de leite
(Pré-aqueça o forno)
Modo de preparo:
1. Separe as claras das gemas e bata as claras até atingir ponto de neve. Reserve.
2. Em uma tigela, misture as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
3. Acrescente o óleo e a água à mistura de gemas e açúcar e misture bem.
4. Aos poucos, adicione a farinha de trigo, obtendo uma massa lisa.
5. Adicione a canela em pó à massa e misture bem.
6. Incorpore o fermento suavemente e as claras em neve à massa.
7. Despeje a massa em uma forma untada e leve para assar a 180°C por 30 a 35 minutos.
Para o recheio:
1. Utilize metade do creme de leite (certifique-se de que esteja gelado).
2. Bata o creme de leite e o doce de leite em uma batedeira por 3 minutos. Leve à geladeira.
3. Utilize o creme para finalizar o bolo ou finalize somente com o doce de leite.
Cocada cremosa, do Brodo Restaurante
Ingredientes
200 g de coco ralado
100 g de creme de leite
100 g de açúcar
20 g de manteiga
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o coco ralado, o leite condensado, o leite de coco, o açúcar, a manteiga e misture bem. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo sempre por aproximadamente 15 minutos. Deixe esfriar. Acrescente o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo.
Bolo de frutas cristalizadas, do Pão do Paulo — Rende 2 bolos e cada bolo serve de 4 a 6 pessoas.
Ingredientes:
125 g de manteiga
87 g açúcar mascavo
87 g de açúcar
150 g de uva-passa
150 g de damasco ou frutas cristalizadas
50 g de casca de laranja
225 g de farinha
60 ml de leite
5 g de fermento químico em pó
2 ovos
Erva-doce e canela em pó a gosto
Modo de preparo
1. Na batedeira, coloque a manteiga e os açúcares e bata até ficar um creme claro.
2. Em seguida adicione os ovos, 1 por 1, até ficar uma mistura homogênea.
3. Acrescente a farinha, o fermento e o leite, intercalando um ao outro e misturando com o fouet.
4. Por último coloque as frutas e misture.
Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e farinha ou forma descartável, como a da foto, que não necessita ser untada e pode ir diretamente ao forno.
Coloque a mistura e asse a 165 graus por 25 minutos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.