Formação de nova ilha ameaça mudar a cara do litoral de São Paulo
Cordão de areia entre o mar e o estuário na Ilha do Cardoso pode se romper, afetando moradores e o ecossistema da região
Viagens|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma nova ilha está se formando, em Cananéia, no litoral sul de São Paulo, como efeito da erosão que atinge a região. O processo está se acelerando, e análises apontam que a porção de terra já poderá mudar a paisagem local nos próximos anos.
O processo erosivo deve romper uma faixa de terra no Estreito do Melão e permitir a invasão do mar, isolando parte da Ilha do Cardoso e afetando manguezais e famílias caiçaras que vivem na região.
LEIA MAIS
Segundo a Defensoria Pública do Estado, em 2024, o ponto mais crítico do Estreito do Melão tinha 100 metros de largura. Um ano depois, estava com cerca de 20 metros.
Além de formar uma pequena ilha, o fenômeno pode provocar o assoreamento de outras partes do estuário, causando impactos no ecossistema local. A área é protegida e fica no Parque Estadual Ilha do Cardoso.
Na região já há um canal de 170 metros de largura e 3 metros de profundidade, que provocou o isolamento de moradores por via terrestre. Com o avanço da erosão, famílias de caiçaras estão se transferindo para locais considerados mais seguros.
No último dia 2 de fevereiro, a Justiça deu um prazo de 45 dias para que o Governo de São Paulo apresente um plano de contingência.













