Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Beyoncé é acusada de utilizar sample sem autorização, mais uma vez, em música de novo álbum

A faixa 'Energy' já tinha sido acusada de plágio e, dessa vez, é a canção 'Alien Superstar'; a equipe da cantora negou as alegações

Música|Do R7

Mais uma faixa de 'Renaissance' é alvo de polêmica
Mais uma faixa de 'Renaissance' é alvo de polêmica Mais uma faixa de 'Renaissance' é alvo de polêmica

Beyoncé foi acusada de se apoderar de um sample sem autorização na canção Alien Supestar, hit de seu mais recente álbum, Renaissance. Dessa vez, a acusação foi feita pelo grupo britânico de pop Right Said Fred.

A banda alega que a terceira faixa do disco da cantora utilizou trechos da música I'm Too Sexy (1991), sem consultar os integrantes, apesar de os autores estarem devidamente creditados. Ao jornal inglês The Sun, Fred e Richard Fairbrass chamaram a artista de "arrogante", por não ter entrado em contato com eles. 

A equipe de Beyoncé, por sua vez, afirmou à publicação que não apenas pediu para que o sample fosse utilizado, mas que o grupo ficou feliz com a notícia.

"Os comentários feitos pelo Right Said Fred afirmando que Beyoncé usou I’m Too Sexy em Alien Superstar sem permissão são errôneos e incrivelmente depreciativos. A permissão não foi concedida apenas para seu uso, mas eles falaram publicamente de sua gratidão por estarem no álbum. Para a música deles, não houve uso de gravação de som, apenas a composição foi utilizada. A permissão foi solicitada ao editor em 11 de maio de 2022, e o editor aprovou o uso em 15 de junho de 2022. Eles foram pagos pelo uso em agosto de 2022", informou a assessoria de Beyoncé em um comunicado.

Publicidade

A cantora já teve de mudar a batida de uma das músicas do Renaissance por acusação de plágio. A faixa Energy tinha interpolação com o hit Milkshake, da cantora Kelis, composta por Pharrel Williams e Chad Hugo.

Apesar de os autores da canção terem sido devidamente creditados e dado autorização, a intérprete reclamou nas redes sociais que Queen B não pediu liberação para ela, embora Kelis não tenha escrito a música. Para evitar polêmica, a parceria com Beam teve a melodia levemente alterada e a retirada de Pharrel e Chad dos créditos.

Publicidade

Outra faixa ainda precisou de modificações após o lançamento, Heated. Na letra, havia um termo considerado preconceituoso para se referir a pessoas com paralisia cerebral. Após uma campanha nas redes, Beyoncé alterou a música.

" gallery_id="62f17bcdcd77c00b46001aae" url_iframe_gallery="entretenimento.r7.com/musica/beyonce-e-acusada-de-utilizar-sample-sem-autorizacao-mais-uma-vez-em-musica-de-novo-album-10102022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.