Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais

Desfiles de blocos de rua no bairro Santa Tereza terão horário certo para acabar

Orientação é que folia ocorra durante o dia e evento prossiga em outros pontos da cidade

Minas Gerais|Márcia Costanti, do R7


Moradores reclamam de sujeira e falta de estrutura no local
Moradores reclamam de sujeira e falta de estrutura no local

Os blocos de rua de Belo Horizonte não devem desfilar depois das 19h no bairro Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte. A intensa movimentação dos grupos no local, conhecido como zona boêmia do município, causou transtornos para os moradores.

Com o objetivo de reduzir a sujeira e outros problemas ocorridos no bairro em festas passadas, a Belotur (Empresa de Turismo de Belo Horizonte) se reuniu com as agremiações e acertou que a folia deverá ocorrer somente durante o dia. Depois, a festa continua em outros pontos estratégicos e nos 13 palcos montados pela cidade.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (13) durante coletiva de imprensa que apresentou a programação dos quatro dias de festa na capital mineira. Santa Tereza recebeu atenção especial da organização, que fez diversas reuniões com representantes da vizinhança e outros parceiros. Além da suspensão da festa no período noturno, o galpão ao lado do Minas Shopping, na av. Cristiano Machado, região nordeste de BH, deverá ser utilizado para os ensaios dos blocos, que antes eram feitos em pontos do bairro, como a tradicional praça do Cardoso.

O diretor operacional de eventos da Belotur, Felipe Barreto, ressaltou que o policiamento será reforçado na região para garantir a redução dos impacots para o patrimônio público. Outra medida tomada é a proibição de circulação de veículos e estacionamento nas principais vias do bairro. Os moradores serão cadastrados para que possam passar pelo local, mas devem manter os carros na garagem.


Leia mais notícias no R7 MG

Já nesta semana começa uma campanha de conscientização junto aos futuros foliões. Panfletos serão distribuídos pelos bares e afixados em pontos de grande circulação de pessoas do bairro. O mote da campanha é sensibilizar as pessoas quanto à necessidade de preservação do patrimônio do bairro. Barreto explica que, a médio prazo, o objetivo é consagrar o carnaval no local durante o dia.


— A ideia é de que, em Santê [Santa Tereza], o carnaval rola quando o sol ainda está no céu. O objetivo é as pessoas saibam ususfruir do bairro com respeito, carinho e cuidado com o patrimônio.

O número de banheiros químicos neste ano também serão ampliados e, alguns deles, serão fixos mesmo durante o período de pré-carnaval. O policiamento também deve ser reforçado no local.


O presidente da Belotur, Mauro Werkena, explicou ainda que os próprios integrantes dos blocos de rua, como o Approach e o Moreré, reconheceram a necessidade de um local maior para o desfile, diante do crescimento no número de adeptos.

Polêmica

Na semana passada, moradores do bairro Santa Tereza reclamaram de pré-Carnaval e se reuniram para discutir melhorias para o Carnaval 2014. Na data, eles alegaram falta de estrutura e denunciaram que a praça principal do bairro foi palco de música alta, atentado violento ao pudor, uso de drogas e roubo no primeiro fim de semana deste mês.

Para o autônomo Marcos Valério Horta, o Santa Tereza não é uma região adequada para a realizações de festas de grande porte, como o Carnaval.

— O Santa Tereza é um bairro nobre, tradicional e que não disponibiliza espaço para a realização de Carnaval.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.