Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

“Paciência”, hit de Lenine, ganha versão do cantor e compositor Marcos Almeida

Faixa chega hoje nas plataformas digitais e é parte do projeto “Canções para Morar em Tempos Difíceis

Cartão de Visita|Do R7

Faixa chega hoje nas plataformas digitais e é parte do projeto “Canções para Morar em Tempos Difíceis

Cartão de Visita - Entretenimento
Cartão de Visita - Entretenimento Cartão de Visita - Entretenimento

Foto: Divulgação

Ouça no Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2iAIjIkCSMqmQNfQEuEe3N?si=eAhO9MTgSp6Vq2SK6b-1dQ&nd=1

Pela primeira vez o cantor Marcos Almeida interpreta uma canção de um cantor popular e entre tantas riquezas do cancioneiro brasileiro, a faixa escolhida a dedo foi a clássica “Paciência”, do compositor pernambucano Lenine em parceria com Dudu Falcão. A versão de Marcos chega no dia 18 de outubro ao Spotify com arranjo que expõe ainda mais o acalento da letra e é a primeira parte do projeto “Canções para Morar em Tempos Difíceis”, que ganhará companhia de outras faixas da MPB tecidas no sentimento de esperança. “Enquanto o tempo acelera e pede pressa/ Eu me recuso/ faço hora/ vou na valsa/ A vida tão rara”. Versos como este fizeram de “Paciência” uma das canções mais emblemáticas da MPB do início dos anos 2000. Lançada no álbum ‘Na Pressão’, de 1999, a faixa de dedilhados com guitarra, violão e clima feito com sintetizadores é o maior sucesso de Lenine até hoje e as frases que a compõem têm lugar cativo na biografia de milhares de perfis em redes sociais. 

Publicidade

Artista de sensibilidade aflorada para a positividade, Marcos Almeida debuta ao lançar uma canção não composta por ele justamente com a mensagem de que “a vida não para” e questionando o ouvinte: “será que temos esse tempo pra perder?”. A gravação mostra diálogos com o maior sucesso de Marcos: “Sê valente, sê valente”. Os versos dialogam na mensagem reflexiva e incentivadora, não só de ambas as canções, mas da discografia de Marcos. 

É difícil mexer em canções tão peculiares e acrescentar algo que faça diferença de fato. Para realizar esse novo ciclo, Marcos Almeida contou com a colaboração do renomado arranjador e guitarrista Wanderson Lopez, que conseguiu traduzir as releituras para o universo do intérprete sem macular a mensagem original. “O arranjo está muito bonito. A equipe do Lenine liberou e fiquei felicíssimo. Todo mês vou lançar uma recriação de músicas brasileiras tecidas na esperança”, revela Marcos que conseguiu conferir à “Paciência” uma sonoridade enriquecida e cheia graças à adição de violões folk, percussão brasileira, guitarras art rock e um final pop (épico).

Publicidade

Marcos Almeida detalha que os motivos para a regravação de ‘Paciência’ passam longe da aleatoriedade: “Como é que o brasileiro sente dor? Como ele sai desses buracos? Eu fui atrás dessas respostas. O que nós ouvimos para nos sentirmos melhor? Fiz uma pesquisa por alguns anos e recolhi mais de 150 canções, depois 50 e aí reduzi a 5. A do Lenine foi a primeira que fluiu. Ela traz essa mensagem de esperança, de esperar porque as coisas vão dar certo”.

Já com a nova canção no repertório, Marcos Almeida fará uma turnê especial pela Europa começando por Portugal, onde realiza apresentações no dia 25 de outubro na cidade do Porto e dia 28 em Lisboa. O mês de novembro começa com apresentação em Bruxelas, na Bélgica, em 2 de novembro. Em seguida, dia 3, o cantor desembarca em Amsterdam, na Holanda, concluindo a turnê no dia 4 de dezembro, em Londres.

Publicidade

Serviço

 25/Out, quarta - Porto

28/Out, sábado - Lisboa

02/Nov, quinta - Bruxelas, secret place near the city center

03/Nov, sexta - Amsterdam, Munganga Theatre

04/Nov, sábado - Londres, Off The Cuff

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.