Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Saúde mental e Fama: Especialista explica como a fama pode afetar o psicológico dos famosos

O psicanalista Guilherme Bernardino revela os perigos da exposição

Cartão de Visita|Do R7

O psicanalista Guilherme Bernardino, especialista em saúde mental e desenvolvimento humano, revela os perigos da exposição constante à saúde mental das figuras públicas.

No mundo de hoje, a saúde mental e as questões psicológicas estão assumindo um papel cada vez mais proeminente nas conversas sociais e de saúde. A conscientização sobre a importância da saúde mental está crescendo e com razão, à medida que as pessoas em todo o mundo enfrentam desafios únicos e estressantes em suas vidas cotidianas.

No passado, a saúde mental muitas vezes foi estigmatizada ou negligenciada, mas à medida que a compreensão sobre o impacto das questões psicológicas na vida das pessoas se aprofunda, a sociedade está reconhecendo sua relevância. Problemas como depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares e transtornos do humor afetam indivíduos de todas as idades, origens e status sociais.

Algumas questões podem inclusive agravar os problemas, como falta de compreensão alheia, cobranças constantes, falta de privacidade e até necessidade de parecer bem a todo momento. E no âmbito da fama é justamente isso que pode ser visto hoje, já que inúmeras figuras públicas têm suas vidas constantemente sob os holofotes, sendo bombardeadas com críticas e opiniões para cada ação que tomam.

Publicidade

Dessa forma, é comum que muitas celebridades tomem a frente para falar de sua vida pessoal sem a “maquiagem” que os estúdios, produtoras e outras influências externas podem ter em suas opiniões, porém, ainda sim é uma questão delicada a ser tratada.

Por isso, o especialista Guilherme Bernardino, Psicanalista, Acadêmico e Conselheiro de Saúde eleito em Americana, comenta sobre os riscos dessa exposição para a saúde mental das celebridades.

Publicidade

Em suas palavras, “ Muito se sabe que a pressão da fama está muito além do que as pessoas podem suportar. A busca pela fama, o medo de perder algo e o foco na imagem, além da perda de privacidade, podem levar a sérios problemas psicológicos.”

E algumas pessoas se tornam famosas rapidamente, mas podem encontrar dificuldades em lidar com todas as demandas de sua nova situação de vida.

Publicidade

No que diz respeito às manifestações da doença, os sintomas mais comuns consistem principalmente em tristeza e ausência de alegria. Além disso, podem ocorrer alterações no apetite, no sono, na atividade motora, na concentração e até mesmo sentimentos de culpa ou inutilidade, bem como pensamentos de morte e suicídio

 Algumas dessas celebridades pagaram um preço mental muito alto por toda essa visibilidade, já que agora, elas têm que abrir mão da maioria das coisas simples das quais desfrutavam antes, como a privacidade.

Os desafios únicos que os famosos enfrentam podem afetar gradativamente seu psicológico

Todo indivíduo lida com desafios únicos e com os famosos não é diferente, segundo Bernardino, uma das grandes dificuldades que as celebridades enfrentam é a constante invasão de sua vida pessoal, o que desencadeia uma sensação de vulnerabilidade e falta de controle de suas relações íntimas e decisões.

As celebridades são frequentemente alvo de críticas e julgamentos implacáveis. Seu comportamento, aparência e escolhas são analisados ​​detalhadamente e muitas vezes deturpados pelos meios de comunicação social.

Ser constantemente criticado pode afetar a autoestima e confiança, além da pressão para permanecer saudável, jovem e atraente pode levar a práticas pouco saudáveis, como dietas extremas e cirurgias plásticas desnecessárias.

Com isso, suas vidas vão sendo cada vez mais afetadas pelo mundo externo, deixando-os incapazes de se sentirem verdadeiramente valorizados como seres humanos, mas sim como uma ferramenta para atingirem mais e mais fama.

E o psicanalista ainda complementa: “Na maioria das vezes, vemos que as celebridades estão sempre felizes e promovendo a felicidade como forma de vida. Essas pessoas transmitem conteúdo para milhares de seguidores em suas redes sociais.

As celebridades definem tendências e sempre ostentam o estilo de vida que muitas pessoas sonham, como, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e felicidade em tempo integral.

Mas o real problema é que as pessoas acreditam que a felicidade só virá quando tivermos uma bela casa, só quando viajarmos, só quando tivermos aquele carro, só quando tivermos muitos seguidores. Acredito que não há nada de errado em buscar a felicidade ou ter uma boa aparência nas redes sociais.”

E com isso, o problema apontado por ele e outros especialistas é que alguns usuários sentem necessidade de parecer “felizes” a todo custo, e até exigem que os outros estejam sempre bem, o que não só impacta a vida do próprio indivíduo, mas como a de todos à sua volta.

O uso de substâncias para lidar com os desafios da fama e pressão pública

Ser famoso nem sempre é sinônimo de felicidade e sucesso. Muitas vezes, a pressão da indústria do entretenimento pode fazer com que as celebridades enfrentem desafios maiores, como o vício em drogas.

A busca constante pela perfeição e pela aprovação dos fãs e o isolamento de amigos próximos, familiares e outras redes de apoio podem levar essas celebridades a recorrer a substâncias nocivas para lidar com o estresse e a ansiedade que acompanham a fama.

Bernardino ainda enfatiza que o fácil acesso a festas, dinheiro e prazer instantâneo também podem ser determinantes do vício, afinal, muitas celebridades experimentam drogas e álcool por diversão. Mas fica o alerta, a vida das celebridades pode parecer glamourosa e cheia de privilégios, mas por trás das câmeras, muitas enfrentam verdadeiras lutas contra o vício.

Por isso, as pessoas comuns que estão trilhando o caminho dos holofotes em busca de serem reconhecidas devem tomar um cuidado extra, agindo sempre com precaução para não se tornarem reféns do próprio sucesso.

Redes de apoio e recursos para pessoas famosas

Assim como para qualquer indivíduo que necessite de ajuda psicológica, existem sim formas das celebridades se tratarem para sair desse caos, mas algumas segundo o especialista, quando se trata de tratamento de dependência química para celebridades, muitas vezes são necessárias estratégias individualizadas para garantir uma recuperação bem-sucedida.

Muitas clínicas de reabilitação oferecem programas personalizados para atender às necessidades individuais das celebridades e isso não só ajuda elas com suas questões internas, mas também fortalece o psicológico para que não caiam mais nos mesmos vícios e problemas.

Esses programas podem incluir terapias alternativas, como yoga e meditação, para ajudar a fortalecer a mente e o espírito durante o processo de recuperação e é uma ótima oportunidade para que os famosos descubram sua paixão por outras coisas além de seu trabalho.

Outro ponto importante falado por Bernardino foi sobre a abordagem multidisciplinar e como um apoio contínuo é fundamental para garantir que as celebridades tenham as ferramentas necessárias para superar o vício e reconstruir as suas vidas.

“Acredito que o apoio familiar e profissional desempenha um papel vital no processo de recuperação de uma celebridade. Ter pessoas que acreditam na sua capacidade de mudar e estão dispostas a fornecer apoio emocional é fundamental para superar os desafios enfrentados durante a recuperação”. Ressalta o profissional.

Além disso, outra forma muito boa de conseguir o apoio que precisam é serem verdadeiros com os fãs, se abrindo para revelar o momento difícil que enfrentam. Essa vulnerabilidade pode agir como um grande impulsionador não só para a recuperação do indivíduo, mas como uma forma genuína de conexão com seus fãs.

Uma recomendação imprescindível para todos que já estão no auge das suas carreiras ou até mesmo para as pessoas que estão em busca da fama, ter um profissional de saúde mental para auxiliar nos momentos difíceis, onde a pressão, dúvidas e críticas constantes podem afetar o psicológico.

Com o apoio certo e acompanhamento profissional, não só as celebridades, mas qualquer pessoa que se encontra num momento conturbado da vida pode dar a volta por cima e encontrar a paz que merece para ter uma vida equilibrada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.