Estrela do K-pop vira disciplina de faculdade nos Estados Unidos; entenda
Matéria recebeu o nome de ‘Estudos Distorcidos do K-pop’ e irá analisar a carreira de G-Dragon
Famosos e TV|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A partir do primeiro semestre de 2026, a Universidade do Sul da Califórnia (USC), em Los Angeles, Estados Unidos, incluirá em sua grade uma disciplina dedicada à carreira de G-Dragon e ao impacto cultural do artista, famoso pelas canções de K-pop.
A disciplina terá o nome “Estudos Distorcidos do K-pop”. A matéria, batizada de ‘Caso de G-Dragon’, será ministrada por Hye Jin Lee, professora da Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo. A USC passa a integrar a lista de instituições que analisam fenômenos da música pop, prática já adotada por Yale e Harvard em cursos sobre Beyoncé e Taylor Swift.
LEIA MAIS
Segundo sites especializados em cultura pop sul-coreana, o curso irá abordar tópicos como:
- Debates em torno do comercialismo versus autonomia artística no K-pop;
- O processo criativo, a identidade musical e a cultura visual de G-Dragon;
- Sua influência nas tendências globais do pop, na dinâmica dos fãs e nas práticas da indústria;
- Interpretações culturais mais amplas da estrutura e do simbolismo do K-pop.
Antes do anúncio oficial, a USC publicou um vídeo divulgando o curso, chamando G-Dragon de “uma das figuras mais inovadoras do K-pop”.
“Como o K-pop desafia a nossa maneira de pensar sobre criatividade, autenticidade e cultura? Nesta primavera, mergulhe no gênero através de um novo curso da #ASCJ sobre uma de suas figuras mais inovadoras: G-Dragon, o produtor-ídolo e artista multifacetado que ajudou a definir o que o K-pop pode ser”, dizia a publicação.
A agência de G-Dragon, Galaxy Corporation, afirmou que a criação da disciplina ocorre em um momento especial para o artista. Segundo a empresa, o lançamento do curso em uma universidade de prestígio e no período em que o cantor completa vinte anos de carreira tem grande significado. A agência disse que a iniciativa reforça a profundidade artística e a influência global do K-pop.
G-Dragon estreou em 2006 como integrante do BIGBANG, grupo que alcançou destaque internacional com músicas como Lies, Haru Haru, Tonight e Bang Bang Bang. Muitas dessas faixas foram escritas ou produzidas pelo próprio artista. Ele iniciou a carreira solo em 2009 com Heartbreaker e lançou Übermensch no início deste ano.
Em outubro, G-Dragon recebeu a Ordem de Mérito Cultural Okgwan, uma das principais honrarias da Coreia do Sul, por suas contribuições para a música e para a cultura do país.
Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














