Morgan Freeman se defende de acusações de assédio sexual
Denúncia feita pela rede de notícias americana CNN ouviu dezenas de mulheres; pelo menos oito delas revelaram ter sofrido abuso do ator
Famosos e TV|Aurora Aguiar, do R7
Morgan Freeman se defendeu das acusações de assédio sexual feita pela emissora de notícias americana CNN. A rede publicou um relatório no qual 16 pessoas relataram o comportamento inadequado do ator, porém, oito delas revelaram ter sofrido abuso sexual de Freeman. Elas disseram ainda que não se sentiam seguras para denuncia-lo por medo de perder o emprego.
Em resposta, Freeman enviou uma declaração em que se defende.
— Qualquer um que me conhece ou trabalhou comigo sabe que eu não sou uma pessoa que ofenderia intencionalmente ou conscientemente fizesse alguém se sentir desconfortável. Peço desculpas a qualquer um que se sentiu desconfortável ou desrespeitado.
Uma das mulheres que acusam Freeman é uma assistente de produção da comédia Despedida em Grande Estilo, estrelada pelo ator, ao lado de Michael Caine e Alan Arkin. O filme foi gravado em 2015. Segundo a vítima, o astro, hoje com 80 anos, fazia comentários inapropriados diariamente sobre o corpo dela, além de acariciá-la diversas vezes nas costas.
Ainda segundo a mulher, que não foi identificada, Freeman chegou algumas vezes a tentar levantar sua saia. “Alan [Arkin] chegou a dizer para ele parar. Morgan ficou apavorada e não sabia o que fazer”, relatou.
Não foi apenas essa produção que teve problemas. Uma integrante da equipe do filme Truque de Mestre (2013) falou que ela e sua assistente eram constantemente assediadas pelo ator, que fazia comentários sobre o corpo delas.
O texto diz ainda que não são apenas pessoas que trabalharam ao lado do Freeman que o acusam. Chloe Melas, uma das repórteres da CNN que assinam o texto, relatou que também foi vítima de um “comportamento inadequado" do astro em 2017, durante o lançamento de Despedida em Grande Estilo. Ela estava grávida de seis meses na ocasião. Após o episódio, ela passou a conversar com outras pessoas sobre o ator e várias relataram situações parecidas.