Perfil se isenta de responsabilidade após morte de jovem ligada a Whindersson Nunes
Jéssica Vitória — que sofria de depressão — foi apontada como 'affair' do comediante, que desmentiu o boato; jovem morreu, nesta sexta (22), em Araguari (MG)
Famosos e TV|Do R7
[Alerta gatilho]: para as pessoas que querem e precisam conversar, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail.
Após ser acusado por internautas de espalhar fake news, em caso que apontava o nome de uma jovem de 22 anos como possível affair do comediante Whindersson Nunes, o perfil Choquei se manifestou através de comunicado nas redes sociais, neste sábado (23), mas se isentou de responsabilidades.
Jéssica Vitória Dias Canedo teve supostas conversas com o humorista divulgadas na internet — inclusive pelo Choquei, que tem mais de 20 milhões de seguidores apenas no Instagram. A jovem — que sofria de depressão — morreu, nesta sexta-feira (22), em Araguari, no Triângulo Mineiro, distante 567 km de Belo Horizonte (MG).
"Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação", diz trecho do comunicado (leia a nota, na íntegra, abaixo).
A Polícia Civil de Minas Gerais investiga as causas de morte de Jéssica Vitória Dias Canedo, vítima de uma fake news e que teve o seu nome ligado ao comediante Whindersson Nunes. A ocorrência foi registrada como autoextermínio (ou suicídio).
Inês Oliveira, mãe de Jéssica, disse que a filha não resistiu a tanto ódio, em uma publicação nas redes sociais. "É com muito pesar que informamos que, nesta manhã do dia 22/12, a Jéssica não resistiu à depressão e a tanto ódio e veio a óbito", anunciou o perfil oficial da mãe.
Ao R7, amigos próximos à família culparam páginas de fofoca, incluindo o perfil Choquei, por ter contribuído com a morte da jovem.
Apelo da mãe de Jéssica
Três dias antes da morte, Inês gravou um vídeo, em que chora e no qual diz que a filha sofria de depressão e havia sido vítima de uma mentira.
"Eu estou aqui, em primeiro lugar, como uma mãe que está passando por uma situação difícil com a sua filha. Publicaram uma mentira. A minha filha sofre de uma depressão muito séria, muito profunda, muito grave. Então, como mãe, pedindo, pelo amor de Deus, parem de postar isso", disse ela, aos prantos.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Entretenimento no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Leia o comunicado do perfil Choquei:
"Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os
afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com
diligência e responsabilidade.
O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das
informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a
ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.
Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um
trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito
cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.
O compromisso deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5°, inciso IX.
Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade".