Sebastião Salgado retratou temas sociais e ambientais e foi mestre das imagens em P&B
Fotos do brasileiro fazem parte das coleções de numerosos museus e instituições importantes ao redor do mundo
Famosos e TV|Do R7

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais do Instituto Terra Oficial, organização fundada pelo artista e pela esposa, Lélia Wanick.
Salgado é conhecido mundialmente por suas fotografias, voltadas, principalmente, para temática social e ambiental. Seu trabalho frequentemente retrata a resiliência e a dignidade de comunidades marginalizadas e empobrecidas, com forte foco na conexão humana com o meio ambiente.
Sebastião Salgado
A fotografia de Sebastião Salgado é caracterizada por imagens marcantes em preto e branco e tonalidades ricas.
A decisão de trabalhar em preto e branco é uma escolha consciente, que lhe permitiu criar imagens com qualidade atemporal e enfatizar o conteúdo emocional de seus temas.
Leia mais
Economista de formação, Salgado começou a fotografar no início da década de 1970 na França, onde vivia desde então, e nunca mais parou.
Trabalhou para as agências Sigma, Gamma e Magnum. Atualmente, as fotos de Salgado fazem parte das coleções de numerosos museus e instituições importantes ao redor do mundo.
“Suas imagens, expostas em importantes instituições culturais e destacadas em publicações de todo o mundo, se transformaram em um símbolo do jornalismo fotográfico contemporâneo”, escreve a Organização Mundial de Fotografia.